quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Nuggets de Grão de Bico

 

A leguminosa conhecida popularmente como grão-de-bico tem um nome científico bem imponente: Cicer Arietinum. O grão-de-bico foi um dos primeiros cultivos domésticos realizados pelo homem no Velho Mundo. Originou-se no Oriente Médio, mais especificamente na Turquia, mas, por meio das migrações e das trocas comerciais, logo foi difundida em várias partes do mundo.

É um alimento bastante nutritivo, que oferece inúmeros benefícios à saúde. É rico em proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo, além de gorduras saudáveis. A leguminosa está disponível no mercado de várias formas: pré-cozida a vácuo, desidratada, crua, em forma de farinha e em conserva.

As sementes do grão-de-bico são consumidas cruas ou cozidas, germinadas ou não, e as folhas podem ser consumidas em saladas. Com ele são feitos pratos diversos, como sopas, guisados, entradinhas, tortas, cozidos de carne ou de peixe, e até mesmo em pratos doces.

Que tal experimentar uma deliciosa receita vegana, sem fritura, de Nuggets de Grão-de-Bico? Você vai se surpreender!

INGREDIENTES:


- 2 xícaras de grão-de-bico cozido
- 50g de farinha de aveia
- 50g de farinha de rosca
- 150g de milho cozido
- 1 cebola pequena
- 2 dentes alho
- 4 colheres de azeite
- Tempero a gosto

MODO DE FAZER:


Coloque todos os ingredientes no processador, até que virem uma massa homogênea. Molde os nuggets em seu formato preferido e leve ao congelador até ficar bem duro. Com as quantidades acima, você consegue fazer cerca de 30 unidades

Na hora de aquecê-los, unte bem uma forma, com azeite. Disponha os nuggets e asse em forno preaquecido a 200 graus, por 15 minutos. Sirva quentinho, com coalhada seca ou com o molho da sua preferência.

Esses nuggets de grão-de-bico ficam crocantes por fora e super macios por dentro. Você vai adorar!

#graodebico #plantbased #comacominteligencia #nuggetvegano #nuggetvegetal

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: