Vivemos em um mundo que tem pressa. Buscamos praticidade e velocidade ao fazermos as coisas. Mas, quando o assunto é alimentação, algumas preciosidades precisam de tempo para a sua feitura. Marinar carnes é uma delas.
Esta técnica de preparação das carnes consiste em deixá-las de molho em uma mistura de temperos por 12 ou até 24 horas. Com isso, o sabor da carne é enriquecido pelas ervas e os condimentos que ficam depositados nela, antes do cozimento.
Geralmente a marinada é composta por um meio ácido (por exemplo, suco do limão, vinagre ou vinho), uma parte aromática (ervas e especiarias) e uma parte de vegetais frescos (alho, cebola, tomilho, aipo, entre outros).
A marinada enriquece nutricionalmente os alimentos, principalmente porque é composta por temperos ricos em antioxidantes, que não estão naturalmente presentes nas carnes.
Uma boa dica é usar vinhos tintos na marinada. Outra opção é usar chá, que tem o sabor mais neutro, mas também é rico em antioxidantes, tão benéficos à nossa saúde.
Além disso, a marinada, por seus sabores intensos, diminui a necessidade do uso de sal - uma importante vantagem para quem tem hipertensão arterial ou problemas renais.
Durante o tempo em que é marinada, a carne (principalmente a bovina) passa por alterações bioquímicas que amaciam sua textura e a tornam mais suculenta, o que também amplia a variedade de cortes que podem ser usados em suas receitas.
Além do ganho de sabor, há aumento da validade e da tolerância da carne ao assamento em altas temperaturas, sem que ela desidrate excessivamente.
Pimenta, pimentão, noz moscada, orégano, louro, açafrão, tomilho, alecrim, cheiro-verde, gengibre, coentro, limão, laranja, leite de coco, azeite, mostarda, páprica, shoyu, e o que mais sua imaginação permitir, são opções saborosas e saudáveis que enriquecem e dão um toque todo especial às suas receitas.
A marinada é uma ótima opção no preparo das suas carnes, especialmente quando se deseja desfrutar não só do ato de comer, mas também do prazer do preparo e da riqueza de sabores. Bom apetite!
#marinadas #carnemarinada #receitasnutritivas #marinarcarnes #especiarias
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário