quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Fertilidade: A Alimentação Pode Ajudar?

 

Ter um filho é o sonho de muitos casais, mas, para alguns deles, engravidar é um pouco mais difícil. Especialistas afirmam que diversos fatores podem afetar a fertilidade, tanto da mulher como do homem.

A alimentação é uma grande aliada neste processo. Escolhas saudáveis, focadas em alimentos que ajudam na produção dos hormônios sexuais, podem aumentar o nível de fertilidade de um casal.

Por exemplo, alimentos ricos em minerais como o ferro e o zinco, em vitamina E e B6, ácidos graxos e ômega 3 e 6, que são encontrados em frutas secas, aveia, linhaça, nas ostras, gema de ovo, feijão, brócolis, salmão, banana e sementes de girassol, entre outros, são benéficos. Seu nutricionista saberá orientar sobre as quantidades, evitando os excessos ou carências desses nutrientes.

É recomendável também evitar alguns alimentos, como ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar, carnes vermelhas em excesso, cafeína (inclusive dos refrigerantes) e chá de hibisco. Dietas low-carb também não são aconselhadas para quem pretende engravidar.

É claro que, além de todos os cuidados nutricionais, outros fatores podem interferir: o consumo de álcool e de tabaco, o sedentarismo, o baixo peso ou o sobrepeso, por exemplo, podem dificultar o processo de engravidar.

A boa alimentação, associada a hábitos saudáveis, melhora não só a função reprodutiva de ambos os sexos, mas proporciona um estilo de vida mais saudável, em que todas as funções do organismo se beneficiam. A saúde, como um todo, fica fortalecida.

Cada caso é um caso. Quando a dificuldade de engravidar existe, além de tomar todos esses cuidados, é recomendável procurar a ajuda de médicos especialistas em reprodução, para uma avaliação completa, que identifique outros fatores, que possam diminuir a fertilidade.

O sonho de ter um filho é possível, de muitas formas. Ter hábitos saudáveis, incluindo a alimentação, é o primeiro passo - e será ótimo, inclusive, na formação dos futuros hábitos da criança que, mais cedo ou mais tarde, de um jeito ou de outro, virá para alegrar a vida da família. 🤗

#nutricaonagravidez #fertilidademasculina #fertilidadefeminina #alimentossaudaveis #queroengravidar

   As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: