Sabia que certos alimentos ajudam a controlar e diminuir a oleosidade da pele? Entre eles estão os cereais integrais e os alimentos ricos em vitamina A, C e E, que são poderosos antioxidantes, e atuam equilibrando a produção das glândulas sebáceas na pele.
A vitamina A é encontrada nas cenouras 🥕, mamão, espinafre, manga 🥭 e brócolis 🥦, por exemplo. Eles possuem rodoxinas, que atuam na recomposição celular e têm ação antioxidante.
Já as vitaminas C e E possuem antioxidantes que têm efeito calmante e anti-inflamatório, ajudando na cicatrização e na prevenção da acne. Elas também ativam a produção do colágeno, que confere firmeza e elasticidade à pele. Elas são encontradas, por exemplo, nas laranjas 🍊, limões 🍋, mamão, acerola, batata-doce 🍠, azeite de oliva, sementes de girassol, abacate 🥑, brócolis 🥦 e folhas verdes 🥬.
Cereais integrais, graças à grande quantidade de fibras e ao baixo índice glicêmico, ajudam a controlar os níveis de açúcar do organismo, diminuindo os níveis de hormônios que estimulam a oleosidade da pele. Entre eles estão o arroz integral 🍚, o macarrão 🍝 e o pão integral 🍞, a quinoa, o amaranto e o trigo sarraceno.
Pessoas com a pele oleosa devem evitar gorduras saturadas e açúcar, pois o alto índice glicêmico destes alimentos estimula a produção de insulina em grande quantidade, favorecendo o ganho de peso, o desenvolvimento de diabetes e, consequentemente, a propensão a inflamações - que aumentam a oleosidade natural da pele.
A pele é o maior órgão do corpo humano - corresponde a cerca de 15% do peso total de uma pessoa. A alimentação equilibrada e saudável pode, sim, ajudar a controlar sua oleosidade, mas é preciso também uma rotina diária de higienização, hidratação e proteção, para cuidar deste órgão tão grande, diverso e complexo.
Além do acompanhamento com o médico dermatologista, a orientação de um nutricionista pode ser muito valiosa para quem busca melhorar a saúde da pele. Conte comigo para indicar uma rotina alimentar personalizada, de acordo com as suas necessidades individuais!
#alimentosbonsparapele #nutricaointegrativa #nutricaofuncional #peleoleosa #peleoleosanuncamais
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário