domingo, 23 de maio de 2021

A importância dos Citros

 


Os citros compreendem um grande grupo de plantas do gênero Citrus e outros gêneros afins. Limões, limas ácidas, tangerinas, laranjas doces, grapefruit e toranjas são os Citrus mais importantes comercialmente.

 

As frutas, além de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, fornecem também compostos que reduzem o risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Este efeito protetor tem sido atribuído às propriedades antioxidantes, dos quais as frutas cítricas são importantes fontes.

 

As lesões causadas nas células pelos radicais livres podem ser prevenidas e reduzidas por meio da atividade de antioxidantes que são absorvidos pela dieta (vitamina C, vitamina E, compostos fenólicos).  

 

Por serem fontes de vitamina C, os citros auxiliam no fortalecimento da imunidade. Além disso, esse nutriente colabora com a síntese de colágeno, ajuda na cicatrização de feridas e queimaduras e é essencial para a saúde das gengivas e prevenção da coagulação sanguínea.

 

Sabe-se ainda, que frutas cítricas também são ricas em vitamina A, substância importante para a visão, imunidade, crescimento e metabolismo celular. Além das vitaminas, alguns minerais também estão presentes nesses alimentos, como o potássio, por exemplo, que evita as cãibras e atua no controle da pressão arterial.

 

Os flavonoides são substâncias encontradas nessas frutas e exercem várias atividades biológicas, como ação anticancerígena, vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante e estão associados à prevenção de doenças cardiovasculares por favorecerem o controle do colesterol e triglicérides. Estudos indicam que as cascas dos citros contêm quantidades consideráveis desses compostos, sendo de 2 a 4 vezes maiores do que as polpas, destacando-se a casca de laranja lima, que pode ser usada no preparo de sucos, chás e bolos.  Utilizar as raspas de limão, laranja, tangerina como tempero ou aromatizante em diversas preparações culinárias, também pode ser uma ótima opção.

 

Os citros também são fontes de fibras, que atuam na regulação do trânsito intestinal, no metabolismo dos carboidratos, no controle da glicemia e na inibição do crescimento e proliferação de células cancerígenas.

 

O consumo recomendado de frutas é de três porções diárias. Para aproveitar todos os benefícios citados, é necessário que pelo menos uma dessas porções seja de frutas cítricas.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

 

Costa, JB. A importância dos citros. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.agricultura.sp.gov.br Acessado em 23/05/2021.

RAMIREZ, Etienne Jacques Antonelli; HÜBSCHER, Gilberti Helena. Laranja: alimento funcional / Orange: in defense of its use as a functional food. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr. São Paulo, v. 36, n. 3, p. 79-91, dez. 2011.Disponível em:<http://sban.cloudpainel.com.br/files/revistas_publicacoes/342.pdf

Conheça os benefícios das frutas cítricas.jul,2012. Disponível em:< https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/alimentacao/conheca-os-beneficios-das-frutas-citricas

BARROS, Helena Rudge de Moraes.     et al. Composição mineral e capacidade antioxidante de citros cultivados   em   Goiás. Dissertação (Mestrado) –Universidade   Federal de Goiás, Faculdade de Nutrição, 2011. Disponível em:< https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/1463/1/Dissertacao%20Helena%20Rudge%20de%20Moraes%20Barros.pdf>

Ministério da Saúde. Guia alimentar como ter uma alimentação saudável. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_alimentacao_saudavel.pdf >

JUNIOR, Dirceu de Mattos, et al. CITROS: principais informações e recomendações de cultivo. Instituto Agronômico de Campinas. abr,2005. Disponível em:<http://www.iac.sp.gov.br/imagem_informacoestecnologicas/43.pdf >

CUNHA, Kelly Damasceno. et al. Estabilidade de ácido ascórbico em sucos de frutas frescos sob diferentes formas de armazenamento. Braz. J. Food Technol. [online]. 2014, vol.17, n.2, pp.139-145. ISSN 1981-6723.Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-67232014000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


Nenhum comentário: