domingo, 2 de maio de 2021

Fertilidade Masculina e Nutrição


 


Você sabia que a infertilidade masculina é reconhecida como um problema de saúde pública que vem crescendo a cada ano? Mas a boa notícia é que sabemos que a Nutrição e a suplementação magistral podem ajudar demais com o tratamento da infertilidade. Fatores ambientes, psicológicos e benéficos estão implicados, inclusive estresse oxidativo. E por isso, controle de todos esses fatores, incluindo dieta rica em antioxidantes, vão ajudar a combater o problema.

Alguns estudos já foram publicados mostrando benefícios da suplementação de alguns ativos, como N acetil cisteína, arginina, zinco, L-carnitina e extrato de Pinus pinaster. Selênio, zinco e arginina são encontrados nas oleaginosas, que aliás fornecem também ômega-3,  gordura que melhora a vitalidade e a agilidade das células reprodutivas masculinas.

Antioxidantes como vitaminas C, E e coenzima Q10 também já foram estudados como tendo papel importante no tratamento, e por isso, frutas, verduras e legumes frescos, além do uso do azeite de oliva extravirgem (ótima fonte de vitamina E) devem fazer parte de uma dieta saudável para melhorar função e produção do sêmen.

Acupuntura e controle de estresse também podem ser levados em consideração quando o assunto é tratamento da infertilidade.

Veja quais alimentos são importantes e, resumidamente, o porquê de consumi-los:

Zinco:  sua deficiência está associada a baixos níveis de testosterona e  menor qualidade do esperma. Boas fontes: carne vermelha, ostras, camarão, semente de gergelim, semente de abóbora e ervilhas.

Ácido fólico: sendo da família do complexo B, essa vitamina participa da geração de energia do corpo todo, e melhora a formação de espermatozoides.  Lentilhas, grão de bico, laranja e espinafre são boas fontes de ácido fólico.

L-carnitina: nutriente essencial para a função normal do espermatozoide, e a suplememtação também foi bem estudada, e com bons resultados. Boas fontes na dieta: sementes, vegetais como alcachofra, brócolis, couve de Bruxelas, alho e folhas de mostarda.

 


Coenzima Q10: atua como um poderoso antioxidante contra danos às células do corpo todo, incluindo os espermatozoides. E pode levar ao aumento da mobilidade deles. Boas fontes: salmão, amendoins, ovos, pistaches, cereais integrais e etc.

Em consultório, costumo orientar meus clientes em tratamento de infertilidade a consumir mais alimentos orgânicos e menos agrotóxicos, a evitar soja e seus subprodutos (pois possuem fitoestrógenos podendo diminuir níveis de testosterona), e sempre incluir muitos alimentos crus em saladas e smoothies.

Incorporando essas dicas, mantendo hábitos saudáveis diários com atividade física regular e evitando fumo e controlando de estresse e mantendo uma dieta saudável, o homem ganha mais energia, melhor disposição e imunidade, que certamente influenciará no sucesso do tratamento.

 

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

 

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).  
 
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: