segunda-feira, 17 de maio de 2021

Nutrindo a Beleza dos Cabelos

 


Estresse, anemia por deficiência de ferro, uso de drogas, fumo, e alimentação pobre em nutrientes essenciais afetam demais a saúde dos fios. Investigar intolerância e alergia alimentar também se faz necessário, ok?


Por incrível que possa parecer, o uso de formulações prontas de polivitamínicos pode levar à queda de cabelo (e a outros problemas), por causa de uma interação entre os elementos. Você toma um polivitamínico achando que pode ajudar, mas pode levar a deficiência de nutrientes.

Os meus TOP 6 alimentos indispensáveis para a saúde dos fios:

 

1.  Salmão e outros alimentos fontes de ômega 3

Além de ser ótima fonte proteica e de vitamina D (ambos são necessários para um cabelo forte),  ácidos graxos ômega 3 fará parte de sua membrana celular, o que facilitará o transporte de nutriente aos fios, além de ajudar na hidratação.

Alternativa vegetais ao consumo de peixes: castanhas e sementes de chia e de linhaça (e seus óleos prensados a frio).

2. Nozes

Ricas em manganês, ácidos graxos Ômega 3, biotina, cobre e vitamina E, que ajudam a controlar os danos ao DNA. Deficiência de biotina leva à queda de cabelo.

Experimente picar nozes na salada ou em cima do arroz.

3. Batata doce

Ricas em betacaroteno, excelente antioxidante e que se converte em vitamina A. Basicamente, nenhuma célula trabalha adequadamente sem vitamina A.

Opções: cenoura, beterraba,frutas amarelas como manga, abóbora e damascos. Todas são excelentes fontes de betacaroteno.

4.Ovos

Excelente fonte de proteína e de gordura (presente na gema) que carreia muitas vitaminas e minerais. O ovo é rico em colina que ajuda a formar toda parede celular, melhorando a nutrição do couro cabeludo.

Outras fontes de proteína que fornecem todos os aminoácidos necessários para a ótima formação dos fios: carne vermelha, frango, soja e seus derivados.

 


 

5. Feijões e lentilhas

Ricas em zinco, ferro e biotina, essas leguminosas são ótimas para serem combinadas ao arroz/quinoa em seu dia a dia. A deficiência desses nutrientes leva (e muito) ao enfraquecimento dos fios.

Segundo trabalho postado no Clinical and Experimental Dermatology, status sanguíneos de ferritina (seu estoque de ferro no fígado) abaixo de 70 ug /L pode levar ao aumento de queda de cabelo.

6.Berries!

Blueberries, morangos, mirtilos, amoras, são ricas em vitamina C e outros potentes antioxidantes que são fundamentais para a circulação de sangue no couro cabeludo, carregando mais nutrientes.

Outras opções: tomate cru, kiwi, goiaba vermelha, goji berrie, uva vermelha, suco de uva (preferência em versão orgânica).

Vale ressaltar que há suplementos que podem ser utilizados pra ajudar na saúde e beleza dos cabelos, como Silício, L-cisteína, L-cistina, Cálcio, Ferro,extrato de semente/casca de uva, etc.

Consulte seu Nutricionista, seu dermatologista e seu cabeleireiro para que o trabalho seja alinhado e você tenha cabelos irradiantes e fortes!

 

 

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

 

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).  
 
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: