domingo, 30 de maio de 2021

Diverticulite

 


A diverticulite é uma inflamação da parte final do intestino grosso (cólon sigmoide), onde ocorre a formação de divertículos ou “bolsas”, responsáveis por acumular matéria fecal, gerando infecção e inflamação intestinal, podendo causar até ulceras ou perfurações.

A incidência é maior em pessoas acima dos 50 anos sendo praticamente incomum casos em crianças. Acredita-se que os divertículos se formem a partir de um aumento da pressão intestinal, mas isso ainda não está bem definido, outras causas como o envelhecimento (perda da elasticidade muscular intestinal), uma dieta pobre em fibras ou até mesmo a predisposição genética, também são apontadas como fatores para diverticulite.

Quando os sintomas aparecem são inespecíficos como dores abdominais e constipação (alterações hábitos intestinais). Na fase aguda pode haver queixas de dor embaixo do umbigo, diarreia com sangue, febre, náuseas e vômitos.

 

Dicas Nutricionais:

 


 

  • Inclua na sua alimentação diária alimentos ricos em fibras (frutas, verduras e grãos integrais), pois elas são metabolizadas pelas bactérias do intestino e produzem ácidos orgânicos de cadeia curta revestindo a superfície interna do cólon e aumentam o bolo fecal (auxilia na constipação). 
  • Mantenha-se hidratado, beba no mínimo 2 litros de água por dia, ajuda na formação do bolo fecal.
  • Em quadros agudos de diverticulite procure não consumir alimentos como (maracujá, kiwi, goiaba, tomate, pepino, ervilha, lentilha, feijões, nozes e amendoim), pois estes contêm sementes / resíduos que podem se alojar nos divertículos levando a uma maior inflamação. Desse modo, durante as crises procure ingerir alimentos mais líquidos ou sem resíduos (sopas líquidas ou batidas, purês, cenoura, chuchu, mandioquinha, pães sem grãos integrais, ovos cozidos e os sucos de frutas devem ser coados).
  • Diminua a ingestão de gorduras, pois estas podem intensificar contrações musculares e causar desconforto intestinal.
  • A atividade física é muito bem vinda, uma vez que melhora o trânsito intestinal.

    Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

     

    Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

     

    Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

     

    Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

     

    As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: