quinta-feira, 13 de maio de 2021

Vitamina C e Imunidade

 


O sistema imunológico é a principal defesa do corpo humano, ele atua contra inúmeras substâncias estranhas, sendo essencial na prevenção de infecções. São vários os fatores capazes de influenciar o funcionamento desse sistema, como a idade, os fatores genéticos, metabólicos, ambientais, anatômicos, fisiológicos, nutricionais e microbiológicos.

 

O ácido ascórbico (vitamina C) é um nutriente que possui papel importante no fortalecimento da imunidade. Por conter propriedades antioxidantes, ele evita o dano oxidativo e auxilia na integridade das células de defesa, o que aumenta a resistência contra infecções.

 

Frutas como laranja, tangerina, limão, acerola, morango e goiaba são importantes fontes de vitamina C. O consumo regular desses alimentos é essencial para manter a ingestão adequada do micronutriente.  

 

A OMS recomenda uma ingestão diária de 45 mg de vitamina C e o consumo de apenas uma laranja por dia já supre essa necessidade. Muitos estudos apontam que até 200mg/dia de vitamina C pode ser bastante benéfico à saúde, podendo ser alcançado com 1 copo grande (400ml) de suco da fruta.

 

Além do enfraquecimento do sistema imunológico, a deficiência severa deste nutriente, leva ao aparecimento de escorbuto, doença caracterizada por hemorragias, sangramento de gengivas, dores musculares e queda de dentes em crianças e adultos.

 

Apesar do ácido ascórbico estar diretamente relacionado à boa imunidade, uma alimentação realmente capaz de proteger o organismo de doenças, deve ser rica em várias outras vitaminas e minerais que estão presentes nos mais diversos tipos de alimentos. Portanto, as refeições diárias devem ser bem completas e equilibradas.

 

É importante lembrar que para manter o sistema imunológico em dia, o consumo alimentar adequado deve estar sempre associado a outros hábitos saudáveis, como a hidratação, a prática regular de atividade física, o controle do estresse e a boa qualidade do sono.

 

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

 

Costa, JB. Vitamina C e Imunidade. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.agricultura.sp.gov.br Acessado em 13/05/2021.

 

SOARES, E.G. et al. Nutrição e metabolismo –patologia nutricional. Editora Guanabara Koogan, São Paulo, 2009.

 

SILVA, K.G. et al. 1.000 questões comentadas de provas e concursos em Nutrição. Editora Sanar, Salvador, 2017.

Nenhum comentário: