quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Frutose: Criaram Uma Nova Vilã?

 


A frutose é um carboidrato simples, cujas principais fontes in natura são as frutas e o mel. Algumas pessoas têm evitado comer frutas pela quantidade de frutose que elas têm, mas esta é uma decisão sem consistência.

A frutose que pode não ser benéfica é aquele adicionada artificialmente pela indústria - e, muitas vezes, em grande quantidade, normalmente na forma de xarope de milho - em alimentos processados, como biscoitos, sucos em pó, massas prontas, barra de cereais, refrigerantes, molhos e doces.

O consumo frequente e excessivo da frutose usada para enriquecer alimentos industrializados pode provocar acúmulo de gordura no fígado, prejuízo na sensibilidade à insulina, ganho de peso e desenvolvimento de doenças como a diabetes, hipertensão arterial, síndrome metabólica, entre outros.

Já as frutas podem e devem ser consumidas, como qualquer outro alimento, com moderação e equilíbrio. Evite, por exemplo, o consumo excessivo de sucos, pela concentração de frutas que possuem e pela falta de fibras. Um copo de 300 ml de suco de laranja, por exemplo, contém cerca de 3 laranjas - e, por isso, também muitas calorias!

Em vez do suco, prefira sempre a fruta in natura, que aumenta a sensação de saciedade e diminui o consumo total de calorias, em comparação aos sucos.

A recomendação geral para adultos saudáveis é de 3 porções de frutas por dia. A porção é uma medida, uma referência para que você não considere, por exemplo, um abacaxi inteiro como sendo uma única porção - que é, na verdade, a fatia do abacaxi, não a fruta toda.



 

Procure sempre a orientação de um nutricionista, pois cada pessoa deve consumir quantidades diferentes de frutas, dependendo de suas necessidades individuais.

A frutose em si não é nenhuma vilã! Vilões são os excessos, que normalmente são encontrados em alimentos industrializados e, dificilmente, nas frutas. Aprecie-as com prazer e moderação para uma vida mais saudável e cheia de energia!

#frutose #nutricaointegrativa #frutaesaude #alimentacaosaudavel #beneficiodasfrutas

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: