domingo, 29 de maio de 2022

Cirurgia Bariátrica: Será Que Eu Posso?

 


Antes de pensar em fazer cirurgia bariátrica, é indispensável saber que ela não é uma solução mágica para a perda rápida de peso, para se livrar da obesidade. Muito menos deve ser vista como um procedimento estético.

A obesidade é uma doença crônica, que cresce de forma alarmante em todo o mundo, e que gera muitos problemas à saúde: hipertensão, diabetes, apneia do sono, dificuldades motoras, diminuição da expectativa e da qualidade de vida, entre outros. A cirurgia bariátrica, ou cirurgia de redução do estômago, é parte do tratamento de uma doença - a obesidade - e visa a promoção da saúde, acima de qualquer outra coisa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cirurgia é indicada para pessoas com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 35 kg/m2 e que não tenham conseguido resultados positivos de emagrecimento pelos meios clínicos, tanto com medidas comportamentais quanto medicamentosas. Isto significa, portanto, que a cirurgia bariátrica só deve ser considerada depois que outras tentativas para reduzir a obesidade tenham falhado.

Antes da cirurgia você deverá passar por uma avaliação clínico-laboratorial individual, incluindo acompanhamento psicológico e nutricional, e a mudança de alguns hábitos. Bebidas alcoólicas ou fumo, por exemplo, são proibidos neste período.

A cirurgia bariátrica é um procedimento que muda a vida de quem a faz, em muitos aspectos. Além de perder muito peso, você poderá sentir melhora da sua saúde de forma geral. Por outro lado, terá que aprender a lidar com alterações importantes na sua autoimagem, no volume e frequência da alimentação e até mesmo no papel que a comida desempenha na sua vida e nas suas emoções.

Reduzir o estômago é uma decisão radical, que só deve ser adotada por quem realmente têm a indicação para fazê-la. Se este não é o seu caso, invista na reeducação alimentar e na prática de exercícios físicos. Eles podem ser alternativas menos radicais - e muito benéficas - para você e sua saúde.

Se há indicação de cirurgia para o seu caso, comprometa-se e encare-a com confiança e seriedade. Sua saúde e seu corpo agradecem.

#cirurgiabariatrica #bariatrica #emagrecercomsaude #nutriçãoesaúde #emagrecerfeliz

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: