segunda-feira, 9 de maio de 2022

Frutas Cítricas

 


Nas regiões tropicais, como o Brasil, temos uma grande variedade de frutas cítricas deliciosas. Entre elas estão o abacaxi 🍍, acerola, amora, framboesa, laranjas 🍊, limão 🍋, tangerina, entre outras.

As frutas cítricas são muito saudáveis, por possuírem altas concentrações de ácido cítrico e vitamina C, que atuam no nosso sistema imunológico e na produção de colágeno, que confere elasticidade e firmeza à pele.

A ação antioxidante da vitamina C auxilia também no combate aos radicais livres e ao envelhecimento precoce. É comum, por exemplo, que os cremes anti-idade tenham vitamina C em sua composição.

Além disso, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, protegendo o organismo de infecções, como gripes e resfriados (conhece a expressão popular "Vitamina C e cama", para quem está resfriado? 🤒). Ela atua também melhorando a viscosidade do sangue, reduzindo o colesterol total e melhorando a absorção do ferro de origem vegetal, o que ajuda a prevenir a anemia.

São também fontes de sinefrina, um termogênico natural, que ajuda a acelerar o metabolismo e, por causa disso, potencializa a quebra das moléculas de gordura para produzir energia. E são alimentos ricos em potássio, vitamina A e flavonoides.

O bagaço de algumas destas frutas é bastante rico em fibras, auxiliando no funcionamento do intestino, diminuindo o risco de prisão de ventre e exercendo a ação de limpeza intestinal, absorvendo gorduras e facilitando a remoção das impurezas.

As frutas cítricas podem ser consumidas de muitas formas. Para melhor preservação da vitamina C, dê preferência a saboreá-las in natura, sem nenhum processamento, em saladas de frutas e sucos. Mas vale também consumi-las em bolos, tortas, pudins e até em pratos salgados, farofas, carnes, saladas e como tempero em muitos alimentos.

Cuide para que sua alimentação seja balanceada e saudável, incluindo sempre as frutas cítricas. Além de deliciosas e variadas, elas fazem muito bem à sua saúde e ao seu corpo!

#frutascitricas #frutasdaestacao #comerfrutas #nutricaosaudavel #alimentarsebem

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: