domingo, 22 de maio de 2022

Vitamina K2 e Anticoagulantes

 


Até onde os estudos nos permitem compreender, a classe de anticoagulantes que interage com a vitamina K1 é a pertencente à classe dos antagonistas da vitamina K1, como a Varfarina, e não a Vitamina K2.

Entretanto, não há informações sobre a interação com a K2.

Por um longo período de tempo, os antagonistas da vitamina K (varfarina e acenocumarol) eram os únicos anticoagulantes disponíveis na apresentação oral. No entanto, grandes dificuldades para a obtenção de anticoagulação ideal sempre existiram com esses medicamentos. Essas dificuldades são atribuídas a uma farmacocinética e farmacodinâmica pouco previsíveis, um início de ação lento, uma janela terapêutica estreita, múltiplas interações com outros fármacos e alimentos. Além de considerável variabilidade inter e intraindividual em relação à dose administrada e ao respectivo efeito anticoagulante.

Atualmente, há drogas mais modernas que não tem essa interação.

Os novos agentes anticoagulantes incluem Rivaroxaban (Xarelto), Dabigatran (Pradaxa) e Apixaban (Eliquis). Esses agentes não têm interações medicamentosas e com alimentos e, portanto, não interagem com vitamina K1 e vitamina K2.

 

Novas Evidências!

Existem vários grandes estudos clínicos sendo realizados em todo o mundo com a suplementação de vitamina K2 em uma variedade de pacientes cardiovasculares, cujos resultados irão adicionar mais substância ao papel da vitamina K2 nas doenças cardiovasculares (DCV).

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

 
Referências Bibliográficas:

ROCHA, GDW. Vitamina K2 e Anticoagulantes. Instituto Ana Paula Pujol. Disponível em: www.institutoanapaulapujol.com.br Acessado em: 22/05/2022.

Nenhum comentário: