domingo, 7 de abril de 2024

Frutas, Legumes e Verduras: Você Higieniza do Jeito Certo?

 

É indispensável retirar as impurezas que recobrem os alimentos, principalmente os que consumimos crus, removendo agrotóxicos, pesticidas, vírus e micro-organismos responsáveis por algumas doenças importantes, como a hepatite, a cólera, a salmonelose, entre outras. Mas, será que só a água basta? Devemos usar produtos específicos para a higienização?

Um bom começo é lavar bem as mãos, com água e sabão, antes de começar a higienizar as frutas, legumes e verduras. Em seguida inspecione o alimento com cuidado, retirando as partes que estejam visivelmente machucadas e remova toda a sujeira visível a olho nu.

Para uma higienização melhor, você pode deixar as frutas, legumes e verduras de molho em um recipiente com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio, por cerca de 15 minutos. Em seguida, escorra e lave em água potável corrente.

Melhor ainda é usar o hipoclorito de sódio, que é vendido em pequenos frascos, com a concentração adequada para purificação de água e alimentos (de 2% a 2,5%). Use até 4 gotas para cada 1 litro de água. Coloque os alimentos em um recipiente com esta solução e aguarde 30 minutos. Antes de consumir, enxágue os em água corrente, um a um.

O vinagre branco, o balsâmico, de vinho ou de maçã podem também ser usados para desinfecção de alimentos. Porém, eles não são tão eficazes quando comparado aos produtos que contém hipoclorito de sódio.

O melhor momento para lavar os alimentos é imediatamente antes do consumo. Lavar e, em seguida, guardar os alimentos os manterá úmidos, o que favorece a multiplicação de bactérias e fungos.

Adoecer pelo consumo de frutas, legumes e verduras contaminados é extremamente comum. Segundo a Organização Mundial da Saúde, anualmente cerca de 600 milhões de pessoas adoecem e 420 mil morrem por ingestão de alimentos contaminados.

É preciso cuidar do alimento que você consome! Isto é zelar pela sua saúde e de quem você ama. 👍

#higienizarfrutas #higienizaralimentos #higienizarverduras #higienizarlegumes #alimentaçãosaudável

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: