terça-feira, 2 de abril de 2024

Transtorno do Espectro Autista: Como Lidar Com A Seletividade Alimentar?

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é uma condição neurobiológica que influencia a percepção sensorial como um todo - incluindo as preferências alimentares.

A seletividade alimentar é uma questão comum em pessoas com autismo e, em alguns casos, pode fazer com que o processo de alimentação se torne um importante desafio para muitas famílias, devido à restrição dos alimentos aceitos pela pessoa.

É essencial abordar esse desafio de forma positiva, criativa e inclusiva, que acolha as limitações de forma respeitosa, procurando flexibilizá-la com bom senso e compreensão. A alimentação deve ser um momento de prazer e paz, não de estresse e frustração. Estimular é positivo; forçar, não.

Aqui estão algumas estratégias nutricionais que podem ser úteis:

1. Apresente novos alimentos de forma gradual


Não faça mudanças drásticas. Introduza novos alimentos aos poucos, em pequenas quantidades, de maneira lúdica e atrativa.

2. Envolva a Criança no Preparo das Refeições


Incentive a participação da criança no preparo dos alimentos, promovendo um momento de interação, estímulo sensorial e curiosidade, que a estimule a provar o que ela mesma ajudou a preparar.

3. Ofereça Opções Variadas e Coloridas


Dentro do possível, explore diferentes texturas, sabores e cores de alimentos para estimular o interesse e a curiosidade.

4. Respeite as Preferências Individuais


Valorize as preferências alimentares da criança e ofereça alternativas saudáveis dentro do que é aceitável para ela.

5. Busque Orientação Nutricional Especializada


Um nutricionista pode ajudar a fornecer orientações personalizadas e estratégias específicas para atender às necessidades nutricionais da criança com autismo.

No Mês da Conscientização Mundial do Autismo, é fundamental ressaltar a importância da inclusão, conscientização, apoio e amor. O prazer ao se alimentar é parte desse amor, que podemos oferecer às pessoas com autismo - sejam quais forem suas preferências ou limitações. 💙🧩

#MêsInternacionalDoAutismo #Inclusão #Autismo #SeletividadeAlimentar #DiaInternacionalDoAutismo

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: