quinta-feira, 4 de abril de 2024

Própolis e Pele: Feridas, Úlceras, Queimaduras, Fotoenvelhecimento, Afta, Herpes, Acne e Muito Mais

 

Com múltiplas propriedades medicinais o própolis tem sido usado há séculos pelos povos antigos, e a ciência mostra o seu enorme potencial na saúde humana e no tratamento de diversas doenças. Própolis é amplamente empregado na medicina dermatológica: graças às suas ações antissépticas e anti-inflamatórias, atua em infecções estafilocócicas, estreptocócicas e fúngicas. Própolis é um aliado valioso na saúde, atuando como um protetor natural e contribuindo para a imunidade do corpo, tanto por via oral como por uso tópico.

 

Múltiplas ações

Própolis estimula a regeneração cutânea e acelera o processo de cicatrização de feridas e úlceras na pele. Além disso, estudos mostram que o própolis age na prevenção de infecções e apresenta ótimos resultados no tratamento de feridas na boca, aftas, gengivite, na cicatrização do pé diabético, no alívio de herpes labial e genital, na acne, seborreia, placa dental, em rugas e na qualidade da pele.       

 

Queimaduras e feridas

Por sua ação antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória, o própolis em uso tópico é um candidato promissor para o tratamento de lesões por queimaduras na pele. Ajuda a prevenir infecções, neutralizar os nocivos radicais livres, reduzir a dor e promover uma resposta inflamatória equilibrada, sem excessos. Além disso, o própolis auxilia na cicatrização de feridas, síntese de colágeno, proliferação celular e angiogênese, contribuindo para a regeneração e remodelação tecidual.

 

Fotoevelhecimento e psoríase

O fotoenvelhecimento é um problema de grande relevância, uma vez que está relacionado ao desenvolvimento de manchas e câncer de pele, enquanto a psoríase é uma doença inflamatória crônica que causa lesões descamativas na pele - estes distúrbios afetam a saúde, a aparência e a qualidade de vida do paciente. Pesquisas em andamento mostram que flavonoides presentes no própolis, como crisina, apigenina, kaempferol, quercetina, galangina, pinocembrina e naringenina, podem ajudar nestes problemas.

 

Acne e escaras

Além de atuar em feridas, queimaduras, aftas e herpes, o própolis é eficaz no tratamento da acne vulgar. Pesquisas confirmam que a aplicação de extrato alcoólico de própolis na pele age contra Cutibacterium acnes e Staphylococcus epidermidis, bactérias que desempenham um papel fundamental na ocorrência da acne. Própolis manipulado na concentração de 5-20% tem efeitos regenerativos, reparadores, e protege contra fatores externos. Também pode ser usado em preparações antiescaras no paciente acamado, pois firma o tecido dérmico e o defende de infecção.

 

Filtro solar natural

Própolis protege contra a radiação ultravioleta devido à presença dos ácidos cafeico, cumárico e ferúlico. Assim, é um bom aditivo para protetores solares (cremes, loções e batons) devido às suas propriedades de filtro natural, com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e regenerativos. Exagerou no sol? Própolis tem um potencial terapêutico no alívio da resposta inflamatória e na recuperação de queimaduras solares.

 

Qualidade da pele

O colágeno forma uma matriz dérmica na pele, e sua decomposição e perda são os principais processos no envelhecimento cutâneo. Própolis é rico em flavonoides e compostos fenólicos, conhecidos por serem eficazes na prevenção do envelhecimento da pele, aumentando a proliferação, ativação e capacidade de crescimento de fibroblastos. Dentre seus flavonoides destaca-se a galangina, que neutraliza o efeito negativo dos radicais livres na derme. Própolis tem ação anti-aging, hidrata, clareia e suaviza a pele, reduz rugas e sinais de fadiga.

 


Boca e dentes

Própolis é usado na fabricação de cremes dentais e enxaguantes bucais, inibindo a formação de placa dental e cáries, além de ajudar na doença periodontal. A ciência comprova que o própolis pode ser útil no tratamento de periodontite e gengivite. A ação da resina limita o crescimento da placa bacteriana e reduz a cárie dental. Pesquisas mostram que própolis pode auxiliar a regenerar a polpa dental bem como o tecido ósseo. Ele também age no controle da halitose e na cicatrização de aftas.

 

Cabelos e couro cabeludo

Xampus e loções formulados com própolis são uma ótima alternativa no tratamento da caspa e prevenção de sua recorrência devido às propriedades antifúngicas e antisseborreicas. Estudos têm mostrado que o própolis tem um efeito estimulatório sobre o crescimento do cabelo e reduz os danos ao folículo piloso. Devido aos efeitos anti-inflamatórios, própolis tem a capacidade de promover a saúde do cabelo, crescimento e aumento da força da raiz do cabelo, redução da queda, melhora da textura e resistência capilar.

 

Apresentações

Própolis pode vir em diversas apresentações e concentrações: extrato, tintura, pó. Ele pode ser encontrado na forma de spray bucal, pastilhas, balas, xaropes, gotas, cápsulas secas e gelatinosas. Própolis também pode ser manipulado na forma de cremes, pomadas, xampus e loções, além de ser adicionado a diversos produtos cosméticos.

 

Como usar

A forma de tomar vai depender da formulação e do objetivo, mas de forma geral a indicação para manter a imunidade em dia é de 500 mg por dia ou 20 a 30 gotas dissolvidas em um pouco de água ou mel (siga as instruções da bula). Para outras indicações é importante ouvir a recomendação médica. Ele pode ser tomado por todas as pessoas, sem exagerar na dose. A única contraindicação é alergia ao produto.

 

Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

 

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referências Bibliográficas:

*Phytotherapy Research 2024. Therapeutic potential of propolis in alleviating inflammatory response & promoting wound healing in skin burn.

*Archives of Dermatology Research 2023. Use of Propolis for Skin Wound Healing: Systematic Review & Meta-analysis.

*Fitoterapia 2023. Antioxidant, anti-inflammatory & anti-acne activities of bee propolis.

*Molecules 2022. Recent update on the anti-inflammatory activities of Propolis.

*Molecules 2020. Bee Products in Dermatology & Skin Care.

*J Cosmetic Dermatology 2022. Clinical Anti-aging Efficacy of Propolis Polymeric Nanoparticles. 

*J Ethnopharmacology 2023. Benefits of propolis in periodontal therapy. Scoping review of pre & clinical studies.

*Experimental Animals 2023. Philippines stingless bee propolis promotes hair growth through activation of Wnt/β-catenin signaling pathway.

Nenhum comentário: