segunda-feira, 1 de abril de 2024

Laranja Amarga: Muito Mais Que Vitamina C

 

A laranja-amarga, ou Citrus aurantium, é uma planta originária da Ásia. Quando se pensa em qualquer laranja, logo vem à mente a vitamina C e seus benefícios para a pele, para o sistema imunológico e o combate aos radicais livres, que estão associados a doenças degenerativas, cardiovasculares e certos tipos de câncer.

Mas os benefícios da laranja-amarga vão muito além da vitamina C. Seu extrato é também rico em sinefrina, um agente que aumenta nosso metabolismo, transformando gorduras em energia. Por isso, é uma ótima aliada para o tratamento da obesidade.

Também conhecida como laranja-azeda, laranja-cavalo e laranja-da-china, a laranja-amarga é considerada uma planta medicinal, muito utilizada como suplemento dietético por possuir ação inibidora do apetite. Pode ser consumida in natura, como chá, em cápsulas, em forma de compotas, geleias ou até mesmo na forma de óleo essencial.

Ela também auxilia na perda de peso graças à pectina, presente na membrana branca presa à casca e ao bagaço. Essa substância é rica em fibra solúvel e, quando ingerida acompanhada de algum líquido, transforma-se em um gel, que ocupa o estômago e provoca maior sensação de saciedade.

Este mesmo gel diminui a absorção de carboidratos, colesterol e lipídios no intestino, levando à eliminação da gordura ingerida na alimentação.

As folhas e flores da laranja-amarga também são utilizados. Entre seus benefícios estão as ações antiartrítica, laxante, anti-inflamatória, antirreumática, antisséptica, calmante, diurética e vermífuga. É ótima também contra a insônia, gases, dores de cabeça e doenças respiratórias, incluindo gripes e resfriados.

Mas atenção! A laranja-amarga tem um efeito colateral: pode provocar aumento da pressão arterial. Por isso, é contraindicada para pessoas hipertensas.

Aliada a uma dieta saudável, ela pode ser muito boa para sua saúde. Conte comigo para auxiliar você a incluí-la em sua rotina alimentar, junto com outras frutas cítricas e muitas outras opções saudáveis e deliciosas!

#laranjaamarga #citrusaurantium #vitaminac #sinefrina #reeducacaoalimentar

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: