sexta-feira, 12 de abril de 2024

Café Aditivado: O que ele tem de diferente?

 

Muito vem se falando sobre café aditivado, também conhecido como "café turbinado" ou "bulletproof coffee". Ele está entre os "queridinhos" mais recentes nas academias e para o pré-treino, devido aos seus efeitos: ele ajuda a aumentar a performance física e mental, ao mesmo tempo em que promove saciedade, inibindo a fome e auxiliando no emagrecimento.

A receita é simples e pode ser preparada em casa. Basta adicionar ao café (que deve ser puro e boa qualidade), enquanto ainda estiver quente, uma colher de sopa de gordura saudável, como o óleo de coco extravirgem, prensado a frio, e a manteiga Ghee, sem lactose, orgânica e livre de toxinas, por exemplo.

É só misturar tudo muito bem e beber 30 minutos antes da atividade física. Há quem adicione à receita ingredientes termogênicos, como a canela, a pimenta e o gengibre.

Esta é, na verdade, uma releitura de uma antiga tradição que, por séculos, foi consumida por povos do Himalaia, Tibete, Etiópia, Nepal, Vietnã e Cingapura. Eles acrescentavam gordura do leite de iaques - um bovino selvagem da região - ao chá verde que bebiam, para fornecer energia e calor ao corpo, por causa das baixas temperaturas dessas regiões.

O consumo do café aditivado, de preferência orgânico, aumenta a termogênese do metabolismo pela ação da cafeína. Já as boas fontes de gorduras saturadas, como a manteiga Ghee, também orgânica, sem resíduos de lactose ou toxinas, ou óleo de coco, auxiliam o corpo a absorver a cafeína de maneira mais lenta, promovendo a queima do tecido adiposo com mais facilidade.

Embora faltem estudos mais aprofundados que comprovem a real eficácia do café aditivado, ele é uma mistura que pode melhorar os níveis de energia, disposição, atenção e desempenho nos exercícios físicos, desde que consumido com moderação e bom senso.

Consulte o seu nutricionista para receber a orientação correta antes de inserir qualquer novidade à sua rotina alimentar. Sua dieta, antes de ser moderna, deve ser compatível com seu metabolismo e atender às suas necessidades específicas.

#cafeaditivado #termogenico #dicasnutricioais #supercafe #amocafe

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: