terça-feira, 9 de abril de 2024

Sementes de Girassol São Boas Para a Pele?

 

Uma das flores mais belas e que é sinônimo de luz e vivacidade é o girassol. E mesmo que suas pétalas não sejam comestíveis para os seres humanos, ainda é possível aproveitar a flor de outras formas na alimentação.

Por exemplo, as sementes de girassol são uma excelente opção para saciar o apetite entre uma refeição e outra. Elas podem ser adicionadas cruas ou tostadas em bolos, tortas, iogurtes e outros pratos, para dar mais sabor e nutrientes. Mas tome cuidado: é preciso tirar a casca delas para poder consumi-las!

 

4 mitos e verdades sobre as sementes de girassol

 

Sementes de girassol são boas para a pele

Verdade. Essas oleaginosas são famosas pela sua fácil absorção no organismo e pelos inúmeros benefícios internos, pois atuam como antioxidante, anti-inflamatório e protetor cutâneo. As sementes também são ricas em ácido linoleico, um tipo de ácido graxo que permite um efeito preventivo maior na saúde da pele.

 


As sementes são ricas em vitamina C

Mito. Apesar de serem aliadas da pele, as sementes possuem uma baixa quantidade de vitamina C: apenas 1,40 mg em uma porção de 100g do alimento. Porém, outros nutrientes podem ser encontrados em abundância nas sementes, especialmente o fósforo (1158 mg) e o potássio (491 mg).

O alimento ajuda na saúde mental

Verdade. As sementes de girassol são uma excelente fonte de triptofano, um nutrientes conhecido por ser precursor da síntese de serotonina no organismo e, consequentemente, é responsável pela melhora no humor e por combater sintomas associados à depressão.

Comer semente de girassol é ruim para quem tem colesterol alto

Mito. Por ser uma fonte de lipídios, as sementes da flor amarela confundem muita gente quando o assunto é colesterol. Porém, a ciência comprova que o consumo moderado em uma dieta balanceada pode ser benéfico para o controle das gorduras no sangue, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Referências Bibliográficas:

Sementes de girassol são boas para a pele?. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 09/04/2024.

Nenhum comentário: