terça-feira, 4 de junho de 2024

Brócolis

Os brócolis são indispensáveis na alimentação. Eles são ricos em ferro, cálcio, fósforo e possuem tanta vitamina C quanto a laranja. Essa combinação manda a anemia para bem longe e ainda evita que a criança desenvolva problemas psicomotores, dificuldade na aprendizagem, falta de memória, cansaço e até mesmo sentimento de insegurança.

O maço de arvorezinhas verdes também é rico em vitaminas do tipo A, K e do complexo B, que trabalham no fortalecimento dos ossos e dos dentes, trazem benefícios para a visão, colaboram para a boa coagulação do sangue, entre outras coisas.

Pesquisas indicam que, por conter uma substância chamada sulforafano e outra chamada glucorafanina, os brócolis são capazes de prevenir inflamações respiratórias como rinite e asma reduzindo o impacto da poluição por partículas em doenças alérgicas.

Como oferecê-lo à criança

Você pode cozinhar o brócolis no vapor - uma excelente tática para manter todas as propriedades nutricionais do alimento - ou até mesmo assá-los. Se quiser sair do comum, vale incluí-los em sopas, omeletes, recheios de tortas e panquecas saudáveis, usar para incrementar a massa de hambúrgueres, combinar com outros legumes e ainda incluí-los na salada. Os talos e folhas de brócolis também podem ser aproveitados, pois são riquíssimos em nutrientes.

Melhores combinações

Cru já é uma delícia, mas você pode diversificar os temperos. Para potencializar o sabor, vale usar manjericão, alho, tomilho, orégano, louro, páprica e muitos outros temperos e ervas naturais.

Período de Safra

De Julho-Novembro.

Muffin de Brócolis (Indicação: a partir de 1 ano)

Ingredientes:

- 5 claras;

- 1 ovo;

- 100g de brócolis triturados crus;

- 4 colheres de sopa de queijo cottage;

- 1 colher de café de fermento em pó;

- Temperos a gosto


Modo de Preparo:

Bata as claras e ovo até dobrar de volume. Depois, adicione o brócolis, o queijo cottage e os temperos. Misture bem. Coloque o fermento, mexa e coloque em forminhas de silicone. Leve ao forno preaquecido a 180 graus, por 20 a 25 minutos.

 



As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.

Nenhum comentário: