Tapioca é a fécula extraída da mandioca. O alimento final, após o preparo, se parece com uma panqueca.
Originalmente a tapioca era um quitute indígena, que foi descoberto pelos portugueses em Pernambuco, no século XVI. A tapioca é feita a partir da goma da mandioca e recebe os mais diferentes recheios, doces e salgados.
Até mesmo na alta gastronomia internacional as "pérolas de tapioca" têm feito sucesso, graças ao seu sabor e textura delicados e aparência sofisticada.
A tapioca como nós, brasileiros, consumimos é feita na frigideira, onde sua goma granulada é colocada, com a ajuda de uma peneira ou espalhada com uma colher. Quando aquecida a goma, seus grumos se juntam formando um disco de massa meio seca e com textura levemente elástica.
Duas colheres (sopa) são suficientes para fazer uma unidade. Com apenas 70 calorias, é um prato versátil e muito bom para quem está fazendo dieta de restrição calórica.
A tapioca pode substituir o pão pois, além de deliciosa, não contém glúten e tem cerca de 1/3 a menos de calorias, além de ter menos sódio e gordura em sua composição. Também possui quantidades maiores de cálcio, retinol e vitamina C, que é antioxidante e ajuda a proteger o organismo.
A tapioca é um carboidrato simples, o que faz dela uma excelente fonte de energia, que pode ser consumida todos os dias. Contém pouca proteína, fibras ou nutrientes, mas estes podem ser inseridos em seu recheio. Uma sugestão para aumentar seu teor de fibras é acrescentar linhaça, gergelim, aveia ou chia na massa, antes do preparo.
Para o recheio escolha vegetais, legumes, queijo branco com azeite, tofu temperado, requeijão de búfala, atum, frango desfiado, ovos, frutas, entre outros. Evite acrescentar queijos gordos, manteiga, leite condensado, chocolate ao leite e outros recheios muito calóricos.
O consumo, porém, não deve ser exagerado! Afinal, como qualquer alimento, em grandes quantidades a tapioca pode promover ganho de peso. Com a devida moderação, basta usar a imaginação e fazer da tapioca um saboroso - e brasileiríssimo - aliado da sua dieta!
#tapioca #tapiocafit #lanchessaudaveis #comportamentoalimentar #nutricaoesaude
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário