domingo, 2 de junho de 2024

Feijão: O Queridinho do Brasil

 

O feijão é, sem dúvida, um dos mais adorados alimentos na mesa dos brasileiros. O que nem todo mundo sabe é que a semente do feijão vem de uma vagem, assim como as ervilhas, a lentilha e a soja.

O feijão, em suas muitas variedades, é um vegetal da família das leguminosas Fabaceae, cuja vagem que se separa em duas partes, sendo que as sementes ficam presas à margem de uma delas.

Há registros de cultivo do feijão já no antigo Egito e na Grécia. Na época, eram considerados símbolos da vida e eram usados até mesmo em votações: um feijão branco significava "Sim" e um feijão preto significava "Não".

Hoje, o feijão é a leguminosa mais importante na alimentação de mais de 500 milhões de pessoas, especialmente na América Latina e na África.

No Brasil o feijão é simplesmente adorado, seja ele preto, carioca, branco, verde, feijão-manteiga ou qualquer outro. É nossa principal fonte de proteína vegetal.

O feijão é fonte de nutrientes essenciais como proteínas, cálcio, vitaminas, minerais, carboidratos complexos (de baixo índice glicêmico), fibras e antioxidantes. Quase não fornecem gordura, têm poucas calorias e são livres de colesterol. Por esses motivos, são ótimas opções também para diabéticos, vegetarianos e veganos.

Por ser rico em ferro, o consumo de feijão (especialmente os mais escuros, como o feijão preto) também ajuda a evitar a anemia. Inclusive, a combinação com outros alimentos que possuam vitamina C, como a laranja, faz com que o organismo absorva o ferro de modo ainda mais eficiente.

Graças às suas fibras, o feijão também ajuda a reduzir os índices de colesterol e favorece o funcionamento do aparelho digestivo e o trânsito intestinal.

Uma bela feijoada, um caldinho ou um simples e bem temperado feijão cozido são algumas das muitas formas de preparar este alimento tão nutritivo e saudável. Não é à toa que ele está na mesa - e nas memórias afetivas em volta dela - de tantos brasileiros e povos em todo o mundo!

#feijao #benefíciosdofeijão #feijaopreto #nutricaoafetiva #comafeijao

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: