Muito se tem ouvido falar do Mindful Eating, que é ato de "comer com atenção plena". A proposta é construir uma relação saudável com a comida, por meio da alimentação consciente, que respeite não apenas as necessidades fisiológicas, mas também as necessidades emocionais, mentais e sociais envolvidas com o ato de comer.
Ao ingerir os alimentos com sua atenção plena, você aguça seus sentidos e percebe melhor os aromas, detecta as texturas, temperaturas e sabores, aprecia as cores e até mesmo presta atenção aos sons do que se come. Isto, naturalmente, faz com que você coma mais devagar e transforme o ato de comer no foco da sua atenção - e não em algo que você faz "no piloto automático", enquanto sua cabeça se ocupa com outra coisa.
Comendo mais devagar, você aprecia o momento e mastiga melhor. Mastigando melhor, você faz com que o alimento circule mais em sua boca, o que gera uma sensação natural de saciedade e leva você a comer menos.
O processo de seleção do alimento para cada refeição passa a ser mais prazeroso, com a consciência de que você pode comer de tudo, desde que o faça com moderação. Não são necessárias grandes privações e, não se privando, os impulsos de comer diminuem, e você passa a ser mais seletivo.
Construir uma relação saudável com a comida é sinônimo de saúde. É conseguir identificar tanto os sinais físicos de fome, quanto os sinais da saciedade. É poder adicionar satisfação ao ato de comer.
Entre os principais benefícios desse foco na alimentação consciente estão a identificação de gatilhos emocionais que levam aos maus hábitos alimentares, e a melhora na digestão dos alimentos. Com o Mindful Eating cada refeição é uma experiência completa, que acontece desde a escolha e o preparo, até a ingestão do alimento.
Que tal focar-se completamente no alimento na sua próxima refeição? Esta poderá ser uma experiência única, que oferece mais do que a comida em si. Coma com atenção plena e ganhe consciência, autopercepção e autoconhecimento. Dedique-se ao momento presente, vivendo e se alimentando de forma mais saudável!
#mindfuleating #comercomatençãoplena #comercomatencaoplena #compulsaoalimentar #comerconsciente
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário