sábado, 4 de janeiro de 2025

Quais Sinais Indicam Que A Sua Dieta Está "Errada"?

Dietas devem sempre ser feitas sob a orientação de um nutricionista, especialmente se o objetivo é perder bastante peso.

Dietas "da moda", que impedem o consumo de certos grupos de alimentos, ou nas quais se come pouquíssimo, costumam ser deficientes em termos nutricionais e podem causar problemas físicos e emocionais importantes.

Numa dieta, a alimentação precisa ser reduzida, mas equilibrada, contendo todos os grupos alimentares. Deve-se levar em conta a idade, condição de saúde e estilo de vida de cada um.

Alguns sinais mostram claramente que sua dieta está errada - e precisa imediatamente de uma revisão. Entre eles estão sintomas como sonolência, desmaios, anemia e desenvolvimento de diabetes tipo 2, que podem ocorrer em dietas que propõem longos períodos de jejum.

Dietas pobres em nutrientes podem levar ao desequilíbrio da flora intestinal, fraqueza, cansaço, dores de cabeça, anemia, alteração da libido, flacidez, perda da massa muscular, queda de cabelo e baixa imunidade, aumentando a vulnerabilidade a viroses e outras infecções.

Essas dietas caminham na contramão da reeducação alimentar. Por isso, não é incomum que a pessoa volte a ganhar peso, experimentando o efeito "sanfona", outro sinal de que o método para emagrecer não está sendo nem eficaz nem saudável.

Medicamentos Inibidores de apetite ou aceleradores do metabolismo só devem ser usados depois de uma avaliação médica e apenas em casos especiais, pois têm efeitos colaterais e requerem acompanhamento.

Procure um nutricionista para elaborar uma dieta sob medida para você, preservando o seu bem-estar e mudando a sua forma de se relacionar com os alimentos, ao mesmo tempo em que perde peso. Isso sim, permite saúde a longo prazo, autorrespeito e aumenta as chances de que você consiga não apenas chegar ao peso que deseja, mas também mantê-lo, ao longo do tempo.


#dietasaudavel #emagrecercomsaude #dicasdedieta #procureumnutricionista #autocuidado

  As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: