terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Idade e Sistema Digestivo

 


O processo digestivo envolve a interação de vários órgãos e ocorre gradualmente à medida que os alimentos se movem através do canal alimentar. As mudanças no sistema digestivo relacionadas à idade começam na boca e podem afetar praticamente todos os aspectos da digestão. Doenças diversas e uso de medicamentos acabam contribuindo para agravar as alterações digestivas decorrentes do envelhecimento.

 

Envelhecimento da boca e orofaringe

As papilas gustativas se tornam menos sensíveis, então a comida não é tão apetitosa como antes. Dentes e gengivas podem ter doenças, os músculos da mastigação não são mais tão fortes, as glândulas salivares não produzem saliva suficiente. Engolir pode ser difícil e os alimentos ingeridos se movem lentamente através aparelho digestivo, devido à redução da força e tônus do tecido muscular.

 

Sensores, enzimas e hormônios

Os sensores presentes na parede do canal alimentar ajudam a regular as funções digestivas, e a comunicação neurossensorial vai ficando amortecida, retardando a transmissão de mensagens que estimulam a liberação de enzimas e hormônios. Esses mecanismos regulatórios impulsionam a atividade digestiva através de ação mecânica e química. Os hormônios que podem ser afetados são gastrina, secretina, colecistoquinina, peptídeo inibidor gástrico, motilina e muitos outros.

 

Enfermidades do sistema digestivo

Doenças que prejudicam os órgãos digestivos, como hérnia de hiato, gastrite e úlcera péptica, podem ocorrer com frequência maior à medida que se envelhece. Problemas no intestino delgado podem incluir úlceras duodenais, má digestão e má absorção. Distúrbios no intestino grosso abrangem doenças diverticulares, prisão de ventre e hemorroidas. Condições que afetam a função de órgãos acessórios, como pâncreas e fígado, reduzem a sua habilidade de fornecer enzimas pancreáticas e bile ao intestino delgado, e incluem pancreatite, icterícia, cirrose e cálculos na vesícula.

 

Redução do ácido gástrico

Várias condições patológicas, como gastrite por H. pylori, gastrite atrófica do corpo, bem como medicamentos antiácidos e antissecretores de ácido gástrico podem interferir no funcionamento normal da mucosa do estômago e na absorção de micronutrientes, causando anemia e deficiências diversas.

 

Micronutrientes

Deficiências de micronutrientes podem levar a sérias consequências clínicas quando não são prontamente reconhecidas e tratadas, especialmente em pacientes idosos. O estômago desempenha um papel importante na homeostase (equilíbrio) de micronutrientes como ferro, vitamina B12, vitamina C, cálcio e magnésio. A mucosa do corpo do estômago (parte central) é composta de células parietais, cuja principal função é a secreção de ácido gástrico (digestão e absorção dos nutrientes citados) e a produção de fator intrínseco (essencial para a absorção de B12).

 


 

Medicamentos antissecretores e cálcio

Quanto à absorção de cálcio e o impacto da hipocloridria gástrica (redução de ácido clorídrico) no metabolismo, o uso prolongado de antissecretores (inibidores da bomba de próton), como omeprazol e outros ‘prazóis’, deve ser considerado: ao reduzir a secreção de ácido clorídrico esses agentes afetam a assimilação do mineral, aumentando o risco de osteoporose e fraturas ósseas.

 

Infecções, pólipos e câncer

Além do cálcio, a baixa acidez ou uso prolongado de antissecretores pode interferir nos níveis adequados de magnésio, vitamina C, B12 e ferro, pois eles precisam de ácido gástrico para ser absorvidos. Uma supressão crônica de ácido gástrico por ‘prazóis’ pode levar a infecções do trato intestinal, respiratório e urinário. A hipocloremia (baixa do íon cloro no sangue) causada pelo uso contínuo destes medicamentos pode induzir o crescimento de pólipos gástricos e até câncer de estômago.

 

O que fazer?

Não costumamos dar muita atenção ao aparelho digestivo, achando que ele vai trabalhar e funcionar bem para sempre. Podemos perceber o envelhecimento extrínseco, como a pele enrugada, manchada, sem viço, a redução de massa muscular e força física com o passar dos anos. Esquecemos que o envelhecimento intrínseco acompanha tudo isso, escondido de nossos olhos. Os órgãos do corpo encolhem, endurecem, ficam menos competentes em suas funções com o passar dos anos. É importante procurar sanar as doenças de base, fazer uma dieta adequada sem exigir muito esforço ao sistema digestivo, repor os micronutrientes que estejam em baixa e usar enzimas digestivas.

 

Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

 

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referências Bibliográficas:

*Stat Pearls 2021. Physiology of Digestion.

*Nutrients 2021. Small and Large Intestine: Malabsorption of Nutrients.

*Nutrients 2021. Common Pitfalls in Management of Patients with Micronutrient Deficiency: Keep in Mind the Stomach.

*Therapie 2021. Long-term use of proton pump inhibitors as risk factor for various adverse manifestations.

 

Nenhum comentário: