domingo, 5 de dezembro de 2021

BCAA (Aminoácido de Cadeia Ramificada)

 


O suplemento de BCAA é bastante popular entre praticantes de exercícios físicos e frequentadores de academia. Mas você já se perguntou quais são os benefícios associados à sua utilização?

Antes de mais nada, é importante entender o que é o BCAA.

Quanto ingerimos proteínas, essas precisam ser digeridas em partes menores, os aminoácidos, e estes podem então ser absorvidos.

BCAA é a sigla para o termo em inglês branched-chain amino acid, traduzindo: aminoácidos de cadeia ramificada, e representa a combinação de três aminoácidos: leucina, valina e isoleucina.

Estes três aminoácidos são considerados essenciais para nosso corpo, ou seja, precisam ser consumidos através da alimentação, e podem ser encontrados em alimentos como leite e derivados, carnes, peixes e soja.

Em algumas situações, a suplementação também é bem-vinda, já que diversos estudos já provaram os benefícios da sua utilização para praticantes de atividade física, idosos e pessoas saudáveis que desejam ganhar massa muscular.

Mas, afinal, qual é a função do BCAA?

Os aminoácidos funcionam como tijolos que formam as proteínas e estas, por sua vez, participam da construção de novas células e, portanto, são fundamentais no processo de crescimento de novos tecidos, como durante as fases de ganho de massa muscular.

Especificamente, a leucina é capaz de ativar a via que inicia a formação de células musculares, independente da realização de exercícios físicos, por isso é importante também para outros públicos, como os idosos.

Além disso, o BCAA também evita a perda de massa muscular, estimula o reparo das células sempre que existe algum dano (como em atividades físicas muito pesadas) e fornece energia como em casos de exercícios de longa duração.

Portanto, a suplementação de BCAA é indicada quando há o objetivo de ganho de massa muscular ou para postergar a dor e o cansaço associados a atividades longas.


 

É seguro usar BCAA?

Sim! Os estudos científicos já identificaram uma margem segura de suplementação em longo prazo, através da observação de consumo em altas doses, capazes de promover um efeito positivo sem resultar em alterações de no fígado, rins e gorduras corporais.

É importante considerar o horário em que o BCAA será consumido. Para melhores resultados em relação ao ganho de massa muscular, a suplementação poderia ser feita em, aproximadamente, 30 minutos após o exercício físico.

No entanto, o nutricionista ou médico deverá ser consultado antes do início da suplementação, para que haja um ajuste na alimentação e indicação da melhor dose a ser consumida, de acordo com os seus objetivos.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Referências Bibliográficas:

Afinal, para que serve o BCAA?. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 05/12/2021.

 

Nenhum comentário: