domingo, 19 de dezembro de 2021

Natal Saudável e Sem Culpa

 



O Natal é uma data repleta de delícias gastronômicas compartilhadas com famílias e amigos. É um momento de prazer e alegria, que tem na comida uma forma genuína de dar e receber afeto. Mas é possível passar por esta época do ano sem exagerar nas calorias?

Claro que é! Não é preciso desistir de comer as coisas gostosas típicas do Natal, mas é possível fazer algumas substituições e escolhas saudáveis, comendo com moderação e equilíbrio, para evitar os excessos.

Uma ótima sugestão é que você coma com calma, degustando bem cada uma das suas escolhas. Faça isso saboreando também as conversas e as companhias. Essa mudança de atitude, por si só, poderá fazer você sentir maior saciedade, com menor quantidade de comida.

Outra dica é que você ajuste a quantidade de comida da ceia para o número de convidados, evitando que reste muita comida - e que você passe a semana seguinte inteira beliscando o que sobrou...

A ceia de Natal não é o momento para privações, que só aumentam o desejo e, assim, a chance de comer de forma exagerada. Coma o que tem vontade, sempre em quantidades moderadas e com consciência. Faça as refeições normalmente no dia do Natal, para não chegar à ceia com excesso de fome.

Comece a ceia pela salada. Ela é uma opção saudável, saborosa e que proporciona a sensação de saciedade. Em seguida, sirva-se de um pouquinho de cada prato quente que goste. Evite repetir - procurando diferenciar a fome da simples vontade de comer.

Na hora da sobremesa, comece pelas frutas. Sirva-se de doces se ainda tiver vontade, mas somente dos seus preferidos e sempre em pequenas porções.



Aproveitar a ceia de Natal não é jogar fora seu comprometimento com uma alimentação saudável e equilibrada. Significa apenas que você também entende que datas especiais podem acomodar alguns desejos extras na alimentação. É a hora de saborear sem culpa uma refeição especial, que só acontece uma vez por ano!

Ser saudável é também permitir-se essas liberdades, na quantidade certa, com inteligência e moderação.

Feliz Natal para você e para quem você ama! 🥰

#comidanatalinasaudavel #natalsemexageros #natalsemculpa #semculpa #nutriçãofuncional

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: