quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Quinoa

 


A quinoa, cujo nome significa "grão materno", é nativa da Cordilheira dos Andes e é considerada um dos alimentos mais completos em termos de nutrientes, em todo o mundo.

A quinoa, na verdade, é uma semente, não um grão. Nela é possível encontrar 20 tipos de aminoácidos diferentes - entre eles, todos os aminoácidos essenciais de que o organismo necessita para funcionar corretamente.

A quinoa é rica em fibras (que melhoram o fluxo intestinal e garantem maior saciedade), proteínas e vitaminas do complexo B. É fonte de cálcio, ferro e ainda contém os ácidos graxos ômega 3 e 6, que promovem redução do colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, previnem doenças cardiovasculares.

Seu índice glicêmico é baixo, e possui cerca de 330 calorias em 110 g, quantidade similar ao arroz.

Existem 3 tipos de quinoa mais conhecidos: a vermelha, a preta e a branca. Elas podem ser encontradas em forma de sementes, farinha e flocos - todas iguais em termos nutricionais.

A quinoa é extremamente versátil. Não contém glúten e, por isso, pode ser usada no lugar de ingredientes como a farinha refinada de tapioca, batata e milho. Pode ser consumida em substituição ao arroz branco, ou ser misturada a ele. Pode ser também usada em saladas ou enriquecendo sopas. E, ainda, pode ser consumida como cereal, com leite ou iogurte ou como ingrediente de vitaminas de frutas.

A versão em flocos ou farinha pode ser polvilhada nas frutas, acrescentada em sucos ou usada como ingrediente para a confecção de pães, bolos, tortas e biscoitos. Nas receitas, as proporções para substituir a farinha de trigo pela quinoa são as mesmas.



Uma dica: lave bem a quinoa antes de cozinhar. Assim você se livra das saponinas, que são encontradas em sua camada externa e podem ter um sabor amargo.

Mas lembre-se: mesmo um superalimento como a quinoa precisa ser consumido com moderação, já que ela é calórica e contém muitas fibras!

A quinoa potencializa os nutrientes de qualquer refeição de maneira leve, saborosa e natural. Experimente e apaixone-se por este grão que vale ouro!

#quinoa #nutricaofuncional #fibrasalimentares #farinhadequinoa #quinoareal

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: