domingo, 26 de dezembro de 2021

Bebidas Alcoólicas: Elas Têm Algum Valor Nutricional?


 

Para muitas pessoas, as bebidas alcoólicas ingeridas com moderação fazem parte da vida social normal. Para alguns, porém, o álcool torna-se uma compulsão. Para evitar os exageros e saber quando parar (ou buscar ajuda), é fundamental conhecer seus efeitos - inclusive os nutricionais.

Cada grama de etanol contém 7 calorias - quase o mesmo que 1 grama de gordura (9 calorias). Uma única latinha de cerveja contém mais de 150 calorias. Uma caipirinha de limão (com adoçante) passa de 200 calorias.

Do ponto de vista estritamente nutricional, há três principais consequências ao ingerir álcool em excesso: a desidratação do organismo, a dificuldade de absorção de nutrientes e o ganho de peso.

A ingestão de álcool, mesmo que moderada, gera efeitos sobre todos os órgãos, especialmente sobre o coração, os rins, o cérebro, o fígado, o estômago e o sistema imunológico.

A absorção de nutrientes fica prejudicada pela ingestão de álcool, pois o efeito diurético do etanol leva à diminuição da água no organismo, fundamental para o metabolismo adequado.

Além disso, o alto valor calórico do álcool promove ganho de peso, acúmulo de gordura no fígado e aumento da pressão arterial, o que eleva o risco de eventos cardiovasculares. Há efeitos também sobre o sono, o apetite, a disposição, a recuperação muscular, e ainda pode levar a doenças como a cirrose hepática, esofagite e gastrite.

E, claro, há também o efeito depressor do sistema nervoso central - o que é perigoso, especialmente quando o álcool é misturado a medicamentos ou substâncias ilícitas.



O álcool provoca dependência, com efeitos que vão muito além da saúde física, afetando profundamente também a saúde mental, emocional, a vida pessoal e o desempenho profissional.

Se consumir álcool é um prazer para você, aprecie sempre com moderação. De verdade. Beber álcool pode ser um prazer desde que seja, ao mesmo tempo, um ato de responsabilidade com você, com sua saúde e com o bem-estar de quem está ao seu redor - seja conhecido ou não.

Vá com calma. E, se puder, evite. Seu corpo e sua saúde agradecem.

#bebidasalcoolicas #comportamentosaudável #escolhasinteligentes #moderação #consumacommoderação

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: