sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Tabule de Quinoa


 

Contam que o tabule - um dos pratos mais conhecidos da culinária árabe - foi inventado no sul da Mesopotâmia, no ano de 1800 a.C. A palavra "tabbouleh" significa "misturar vegetais".

O aprimoramento da receita aconteceu no Líbano, que introduziu o "burghul" (triguilho) na mistura do tabule. É provável que isto tenha acontecido por influência da região do Vale do Bekaa (a 30 km de Beirute), onde se cultivava muito trigo. Depois de estabelecido no Líbano, o prato atravessou continentes e séculos, até fazer, hoje, parte da culinária de milhares de pessoas, independentemente de suas origens.

O Tabule de Quinoa é uma variação fácil de preparar, leve e muito saborosa, feita com ingredientes nutritivos e cheios de benefícios para a saúde. O tomate 🍅 possui licopeno, um nutriente importante que combate o câncer de próstata. A cebola 🧅 é rica em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. A hortelã possui vitaminas, potássio e ferro, que são boas para o sangue. A quinoa é fonte de proteínas e fibras essenciais, que ajudam no bom funcionamento do organismo.

Ingredientes:

- ½ xícara de quinoa em grãos
- 1 pepino picado em cubinhos
- 1 cebola picada
- 8 tomatinhos cereja
- 1 xícara de brócolis cozido
- Azeite de oliva extravirgem, a gosto
- Suco de limão, a gosto
- 5 folhas de hortelã picadas
- Sal e pimenta do reino, a gosto

Modo de fazer:

Lave muito bem a quinoa (há um revestimento amargo na pequena semente, que precisa ser retirado com água).

Ferva uma panela com água e, só depois que ela comece a ferver, adicione a quinoa, cozinhando-a com a panela tampada. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Escorra a água completamente.

Deixe descansar por mais 15 minutos. Quando já estiver fria, junte os outros ingredientes. Tempere com sal, cheiro verde, cúrcuma e azeite. Mantenha em geladeira.

Se preferir, você pode usar o trigo no lugar da quinoa. O importante é temperar bem e deliciar sem culpa - e sempre com moderação - este prato saudável, fresco e saboroso, com tanta tradição. Bom apetite!

#receitinhasaudavel #tabuledequinoa #nutricaofuncional #saladadequinoa #nutricionistafuncional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: