sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Por que Consumir Alimentos Integrais?

 


O alimento integral é aquele que não foi refinado (ou cujos componentes principais não foram refinados) e, por isso, mantém a integridade de seus nutrientes, preservando vitaminas, minerais e fibras, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

São alimentos que trazem toda a riqueza nutricional dos grãos, sementes e cereais em nossas refeições. Consumi-los faz parte de uma alimentação saudável e traz uma série de benefícios.

Os alimentos integrais tornam sua dieta mais rica em fibras, minerais e vitaminas e ajudam a melhorar seu funcionamento intestinal. Além disso, eles proporcionam maior sensação de saciedade (o que estimula a redução da quantidade ingerida), diminuem os níveis de colesterol e glicose no sangue, aumentam a quantidade de lactobacilos no organismo e adicionam maior riqueza de sabores à alimentação.

Você pode facilmente substituir alguns alimentos processados pela suas "versões" integrais. O arroz branco, por exemplo, pode ser substituído pelo arroz integral; o açúcar branco, pelo mascavo; a farinha de trigo branca, pela farinha de arroz, fécula de batata, de mandioca ou de polvilho. Consuma também lentilhas, grão de bico, ervilhas frescas, milho da espiga e sementes como a chia, a linhaça e o gergelim. Diversifique também os vegetais, assim como com as frutas.

Mas atenção: há certos alimentos integrais (leite integral e iogurtes integrais, por exemplo) que têm mais calorias e mais gorduras do que suas versões não integrais. Tenha em mente que não é porque um alimento é integral que ele é light, nem que pode ser consumido sem restrições. Consumir qualquer alimento (inclusive os integrais) em excesso aumentará sua ingestão diária de calorias - e não deve ser feito a menos que seja por recomendação do seu nutricionista ou médico.

Explore os diferentes sabores e texturas e dê preferência aos alimentos integrais, para uma alimentação mais saudável e equilibrada. E conte comigo para criar, junto com você, uma rotina alimentar adequada ao seu gosto, aos seus objetivos e sua saúde!

#alimentointegral #alimentacaointegral #nutricaoclinica #comidasaudavel #comidaintegral

 

  As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: