quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Como Planejar Suas Refeições em Tempo de COVID 19?

 


Até o momento, existem poucas evidências ou recomendações sobre alimentação e COVID-19, no entanto, sabe-se que o adequado estado nutricional, consumo alimentar, hidratação contribuem para a manutenção e recuperação da saúde dos indivíduos. Além disso, é sabido que em situação de isolamento ou de quarentena, em função da pandemia, podem ocorrer alterações na dinâmica das famílias no momento da compra, no preparo e no consumo de alimentos, exigindo, portanto, maior planejamento das refeições.

 
Ressalta-se que ainda estamos aprendendo sobre a transmissão do novo coronavírus, assim, este material poderá sofrer modificações conforme ocorrerem atualizações das referências relacionadas ao tema que possam alterar as recomendações aqui contidas.

 
Não se tem evidências acerca da transmissão da COVID-19 por alimentos.

 
As medidas adotadas para prevenção da propagação da COVID-19, incluindo tanto o isolamento quanto a quarentena, poderão alterar a frequência de compras e o comportamento de consumo de alimentos das famílias brasileiras. Por exemplo, a compra menos frequente de alimentos, para evitar sair de casa, e a necessidade de organizar formas diferentes de idas aos locais em que as compras serão realizadas. Reforça-se que àqueles que manifestarem qualquer tipo de sintoma devem evitar sair de casa e poderão fazer uso da opção de compras on-line, caso disponível no município.

 É importante se atentar aos cuidados alimentares recomendados para populações de risco. Reforça-se ainda a necessidade de intervenções e atenção especial às pessoas em maior vulnerabilidade social e em situações de emergência. Um estado nutricional inadequado associa-se a um pior prognóstico e a um risco aumentado de complicações em caso de doença aguda.

 
Em idosos, as atenções são redobradas em função dos prejuízos da má nutrição e da falta de atividade física à sua saúde e qualidade de vida. Então, neste período de quarentena é necessária uma atenção especial à alimentação do idoso. Caso você seja idoso ou esteja cuidando de uma pessoa idosa, atenção à sua alimentação, que deve ser a mais adequada e saudável possível.

 Como planejar cada uma de suas refeições em tempos de COVID-19?

 
Em tempos de COVID-19 também é muito importante manter uma alimentação equilibrada, com maior consumo de alimentos in natura e minimamente processados, de maneira a evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, com altas quantidades de energia, sal, açúcar e gordura. Uma dieta com base em alimentos ultraprocessados aumenta o risco de deficiência de nutrientes importantes e pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares,  diabetes, obesidade e outras condições crônicas. Uma alimentação saudável ajuda a promover a saúde. Uma dieta baseada em alimentos in natura e minimamente processados, se possível, variada, contribui para a ingestão de vitaminas e minerais, favorecendo o equilíbrio de nutrientes que são essenciais para a saúde.

Fique atento às orientações à seguir


 


 


 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 


Referências Bibliográficas:

Recomendações de Alimentação e COVID 19. Ministério da Saúde, 2020..

Nenhum comentário: