domingo, 2 de janeiro de 2022

Que Ressaca!

 


Acordou com aquela dor de cabeça, enjoo e outros sinais clássicos de uma ressaca? É o seu organismo sinalizando que você ultrapassou os limites…

O consumo excessivo de álcool causa, além da desidratação, alterações hormonais e efeitos tóxicos importantes no sangue e nos órgãos. Para evitar que a sensação ruim da ressaca se arraste pelo resto do dia, alguns cuidados são importantes, a começar pelas escolhas alimentares.

Além de muita água, passar o dia com uma alimentação leve ajuda a amenizar os efeitos do álcool, desintoxicar o fígado e reverter o mal-estar. Há alimentos que podem ajudar bastante. Ovos, por exemplo, oferecem proteínas, carboidratos, vitaminas e possuem acetilcisteína, um antioxidante que ajuda a recuperar o organismo do efeito das toxinas. A banana e a batata também são recomendadas, para a reposição do potássio, perdido devido ao excesso de álcool.

O atum é rico em alfa-cetoglutarato, enzima que tem efeito vasodilatador e favorece a irrigação sanguínea dos tecidos, auxiliando na eliminação das toxinas.

A cafeína, presente no café e chás, ajuda a compensar o efeito depressor do álcool, dando a você mais disposição.

Bolachas de água e sal e torradas, por possuírem alto teor de amido, ajudam a aliviar a sensação de enjoo.

Outra boa opção é o abacate, que é rico em gorduras saudáveis e ajuda a reduzir a absorção do álcool, pela presença dos ácidos graxos monoinsaturados, que protegem a parede das artérias.

O brócolis é outro bom aliado, por ser um alimento rico em cisteína, um aminoácido envolvido na eliminação de boa parte do acetaldeído, que é um produto metabólico do etanol.



Esses e outros alimentos - e muita água - podem ajudar a aliviar a ressaca. Mas, se mesmo assim você ainda sentir os sintomas, convém procurar orientação médica.

E tenha em mente que, melhor do que encarar a ressaca é não a ter. Consumir álcool requer moderação e bom senso. É possível ter prazer hoje, sem sacrificar seu dia de amanhã - e, principalmente, sem fazer mal para o seu corpo e sua saúde.

 #curaressaca #curaressacas #alimentacaofuncional #nutricaofuncional #alimentaçãosaudável


Nenhum comentário: