sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Alimentos Fotoprotetores

 


Durante os meses mais quentes do ano, as preocupações com a saúde continuam sendo importantes, principalmente quando falamos da exposição solar. As precauções com o excesso da exposição aos raios ultravioleta devem ser maiores, assim como a alimentação também pode ser modificada em prol destes cuidados. E, neste sentido, os alimentos chamados de fotoprotetores exercem um papel fundamental no nosso cuidado com a pele, juntamente ao filtro de proteção solar.

Alimentos fotoprotetores são aqueles que podem proteger a nossa pele frente aos efeitos da exposição solar, evitando o excesso de radicais livres que podem ser nocivos à nossa saúde, os quais geram envelhecimento precoce e aumentam os riscos de câncer de pele.  Sendo assim, esses alimentos agem formando uma camada protetora na nossa pele atuando como antioxidantes frente a estes radicais livres.

Cada alimento possui uma substância responsável pelo efeito fotoprotetor. Estas substâncias destacam-se em:

Carotenoides:

Composto presente em diversas frutas e vegetais alaranjados e verde escuro, são potentes antioxidantes. Dietas ricas em compostos como carotenoides são frequentemente associadas à fotoproteção sistêmica, uma vez que reduzem a sensibilidade da pele frente aos raios ultravioleta. Podem-se citar, neste grupo, o beta caroteno, precursor da vitamina A, o qual exerce papel na manutenção, crescimento e diferenciação epiteliais. O licopeno, por sua vez, também vem sendo estudado como composto fotoprotetor, uma vez que também protege a pele frente aos raios UV e diminui o surgimento de eritemas (manchas vermelhas na pele).  Alguns alimentos fontes se destacam, como: cenoura, abóbora, mamão, manga, couve, brócolis e espinafre. Quando falamos no licopeno, destacam-se o tomate, goiaba vermelha, pitanga e melancia.

Vitamina C:

Participa de diversos processos metabólicos em nosso organismo, incluindo a formação de colágeno. A exposição solar desestrutura as fibras de colágeno, por isso, é importante se atentar ao consumo adequado desta vitamina para evitar maiores danos. Além disso, vários dermocosméticos já estão incluindo a vitamina C em suas formulações devido à seus inúmeros benefícios, inclusive como clareador de manchas na pele. Boas fontes alimentares de vitamina C são as frutas cítricas, tais como laranja, limão, acerola, kiwi e morango.

Vitamina E:

Tem como função proteger a pele frente aos ataques dos radicais livres. Ela também promove a integridade da pele e mantém as paredes celulares, aumentando a sua firmeza. Por isso, pode prevenir o envelhecimento precoce, o surgimento de rugas, e melhorar a cicatrização da pele. São fontes de vitamina E: semente de girassol, óleo de girassol, azeite de oliva, castanha do Brasil, amêndoas, pistache, nozes e abacate.



Polifenóis:

Os polifenóis são compostos responsáveis por neutralizar os radicais livres gerados pela radiação UVA e UVB, além de protegerem a pele contra o envelhecimento celular e o câncer relacionado aos danos solares, ou seja: podem atuar reduzindo a inflamação, estresse oxidativo e danos no DNA. São fontes de polifenóis: frutas vermelhas, cebola, cacau, semente de uva e chá verde.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

 

Canabarro, JS; Del Pino, B. Alimentos fotoprotetores e a sua importância. Nutrição em Pauta. Disponível em: www.nutricaoempauta.com.br Acessado em: 14/01/2022.

Nenhum comentário: