sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Glúten: Devo Evitar ou Não?

 


O glúten é um conjunto de proteínas presente naturalmente em alguns grãos, como no trigo, na aveia, no centeio, entre outras. Muito usado na indústria alimentícia, principalmente na área de panificação, o glúten confere maciez, elasticidade e aderência às massas.

Diferente do que muita gente pensa, o glúten não é prejudicial para a grande maioria das pessoas. Apenas 1% da população tem a doença celíaca, uma doença autoimune do intestino, que ocorre pela exposição ao glúten.

Muita gente evita o glúten desnecessariamente, acreditando que evitá-lo significa comer de forma mais saudável. Mas, na verdade, o glúten só precisa realmente ser retirado da dieta por quem sabidamente é portador de alguma doença, sensibilidade ou alergia relacionada à sua proteína. Atualmente já há vários alimentos produzidos sem a presença de glúten, para atender ao público que não pode ingerir essas proteínas, ou para os que podem, mas não desejam.

O glúten em si não engorda. Alguns alimentos nos quais ele costuma ser encontrado (massas, pães e biscoitos) são fabricados com farinha de trigo branca - e é a alta quantidade de carboidratos simples destas composições, que podem levar ao ganho de peso. Isso faz com que as pessoas relacionem o glúten ao ganho de peso de forma equivocada.

Quando consumido de maneira correta e equilibrada, o glúten, ao chegar ao intestino delgado, ajuda na proliferação e renovação das bactérias "do bem", que auxiliam na digestão alimentar.

O glúten é uma proteína de baixo valor nutricional. Por isso, não o consumir não representa um déficit alimentar importante para a maior parte das pessoas. Porém, é interessante buscar alternativas, como a inserção de fibras sem aditivos artificiais, como os conservantes, aromatizantes e corantes.

Alimente-se de forma equilibrada, com bom senso e inteligência. Contar com a orientação de um nutricionista é uma excelente forma de definir uma rotina alimentar adequada às suas necessidades, sem precisar abrir mão de alimentos (ou ingredientes) que tornam a alimentação mais gostosa, sem fazer mal à sua saúde. Conte comigo!

#glúten #gluten #semglúten #glutenfazbem #nutricaoconsciente

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: