quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Café: De Coador, Por Favor!

 


Para quem gosta, o aroma do café é um dos cheiros mais aconchegantes que existem; é um estímulo emocional, um ativador de memórias afetivas e prazerosas. O cheirinho do café abre o apetite para uma deliciosa xícara de café fresco. ☕

Hoje, pela praticidade, rapidez no preparo e até certo glamour, é muito comum o consumo do café em cápsulas. Mas esta não é a maneira mais saudável de fazer seu café. Quando coado, o café é um alimento funcional, que leva mais tempo para ser preparado, mas tem a vantagem de remover algumas substâncias prejudiciais e oferecer inúmeros benefícios à saúde - claro, se consumido de forma moderada.

Antes de fazer o seu café, verifique a data de fabricação. Grãos recém torrados são sempre mais saborosos. Guarde o pó em um recipiente bem vedado, em local refrigerado, pois o ar e a umidade podem deteriorá-lo.

O preparo do café tem grande importância para manter seus nutrientes. A água utilizada deve ser sempre filtrada. Uma dica: não ferva a água, pois ela queima o café, deixando-o mais amargo.

Nunca ferva o pó do café junto com a água, pois isto pode produzir hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HAP), que são cancerígenos. A quantidade dessas substâncias que passa para a bebida chega a 30% da concentração original da torra. Coar o café, acrescentando-se a água sobre o pó, faz com que a liberação de HAP diminua 5,5 vezes.

Por isso, tire a água do fogo assim que notar as primeiras bolhinhas. Então, despeje-a lentamente sobre o pó. Nunca reutilize o pó, nem o misture a um café fresco.



O café, por causa de seus polifenóis e flavonoides, tem potencial antioxidante, evita a formação de radicais livres, atua prevenindo a oxidação do colesterol LDL, aumenta a concentração e capacidade cognitiva e diminui a propensão a doenças como Parkinson e Alzheimer.

Mas, atenção: se você tem gastrite, refluxo gastroesofágico ou dificuldades para dormir, é preciso diminuir a ingestão de café - especialmente à noite, ok?

Tomando-se com moderação, café é um prazer ao qual é difícil resistir… Deu até vontade, né? ☕

#cafedecoador #alimentofuncional #amantesdecafe #horadocafé #cafecoado

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: