terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Você Está (Mesmo) Cuidando da Sua Hidratação?


 

Manter-se hidratado é uma prioridade para quem quer estar sempre saudável. A água é parte fundamental do nosso metabolismo. Nosso corpo utiliza água a todo instante, em muitos processos, seja na transpiração, na urina, fezes e até ao respirar.

Por isso, repor essa água é fundamental. Quando o corpo começa a se desidratar, todas as funções são afetadas - e podemos começar a sentir dificuldade para realizar algumas atividades básicas, devido ao desequilíbrio do organismo.

A hidratação adequada gera incontáveis benefícios: melhora da elasticidade da pele; manutenção das funções cerebrais (raciocínio, concentração etc.); digestão mais fácil, graças à maior motilidade intestinal; melhor desempenho em atividades físicas; fluidificação de mucos (ajudando a prevenir gripes e resfriados); manutenção da saúde dos rins, entre outros.

Além disso, beber água promove a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos e, consequentemente, possa manter ou perder peso mais facilmente.

Se estiver sentindo muita sede ou se perceber que sua boca e pele estão muito secas, se a urina estiver reduzida e com cor muito acentuada, ou se estiver sentindo dores de cabeça súbitas e tontura, fique atento: existe a chance de você estar desidratado. Desidratações leves e moderadas podem ser resolvidas tomando água, mas as mais severas precisam de acompanhamento médico.

Alguns alimentos também contêm grande quantidade de líquidos e podem ajudar na hidratação diária. Entre eles estão a melancia 🍉, o abacaxi 🍍 e o melão 🍈, o pepino 🥒, a alface 🥬 e o tomate natural 🍅. Chás, sucos, leites e isotônicos também são recomendados, mas fique atento à quantidade de calorias de cada um!



 

Lembre-se também que você não deve consumir toda a água do dia de uma só vez! O excesso de água pode sobrecarregar os rins e provocar a perda dos estoques de sódio no sangue. Beba água de modo distribuído ao longo do dia, ok?

Manter seu corpo bem hidratado é o mínimo que você pode fazer por sua saúde! Que tal uma pausa agora mesmo, para um golinho de água? 😉💦

#mantersehidratado #hidratarse #alimentosquehidratam #vidasaudavel #nutricao

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Nenhum comentário: