quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Qual é a Diferença entre Alergia, Hipersensibilidade e Intolerância aos Alimentos?

 


A alergia é definida por uma reação do sistema imunológico a um alimento, a hipersensibilidade não envolve resposta imune e a intolerância é caracterizada quando o corpo é deficiente de alguma molécula ou enzima necessária para digerir determinados alimentos. As três modalidades podem variar de um incômodo leve ou considerável até um quadro grave, e podem apresentar sintomas variados, dificultando o diagnóstico.

 

Alergia

Embora o termo "alergia" seja comumente usado para descrever qualquer reação desagradável a uma droga, comida, picada de inseto ou produto químico, isso é enganoso. A verdadeira alergia é uma reação produzida quando o corpo entra em contato com uma substância normalmente inofensiva, que foi "lembrada", pois houve uma exposição anterior com a produção de anticorpo IgE (imunoglobulina E). No caso de uma alergia, o sistema imunológico aprende a atacar este material por razões ainda desconhecidas. Ou seja, para que uma alergia se desenvolva, o indivíduo deve ser exposto a tal substância pelo menos uma vez antes que o problema se manifeste. A alergia alimentar é um importante problema de saúde pública que afeta crianças e adultos, e sua prevalência vem aumentando nas últimas décadas. Cada vez há mais alérgicos no mundo.

 

Os oito alimentos mais problemáticos

Os alergênicos mais comuns são ovo, leite, amendoim, nozes, soja, trigo, mariscos e peixes. No primeiro consumo não haverá problema, no entanto o sistema imunológico pode considerar o alimento como um ‘estranho’ e produzir IgE contra o mesmo. Depois, quando se consome ou se é exposto ao alimento, o corpo entra em ‘modo de ataque’. Alguns sintomas comuns ligados a alergias são reações na pele como eczema e urticária, problemas respiratórios, rinite, lacrimejamento, e até choque anafilático. Os sintomas podem surgir imediatamente ou dentro de algumas horas, dependendo do tipo de alergia e da resposta do sistema imunológico.

 

Hipersensibilidade

A hipersensibilidade é uma reação exagerada a uma substância (aditivos alimentares), sem envolver uma resposta do sistema imunológico e sem a produção de anticorpos, e pode apresentar múltiplos sintomas que vão desde alterações no trato digestivo até problemas neurológicos, e sintomas vagos como fadiga, perda de peso, rinite crônica, sensação de mal estar geral e indefinido, o que torna difícil rastrear a substância ofensiva. A hipersensibilidade pode se tornar séria, especialmente se a pessoa é exposta repetidamente, razão pela qual é importante estar atento aos sintomas e evitar o alimento/aditivo causador de problemas. A hipersensibilidade aos corantes, conservantes, MSG (mono sódio glutamato, um realçador de sabor) e adoçantes como o aspartame é bem conhecida.

 

Intolerância alimentar

A intolerância acontece quando os sintomas aparecem após ingerir um alimento que o corpo não consegue metabolizar. Isso ocorre porque o sistema digestivo não produz quantidades suficientes de alguma enzima particular, necessária para quebrar o alimento e permitir a digestão. Um exemplo é a intolerância à lactose causada pela falta da enzima lactase, necessária para digerir o leite. Neste caso, ao se consumir produtos lácteos surgem sintomas como inchaço, dor abdominal e diarreia. 

 

 

Diagnosticando e tratando

Para resumir, as alergias podem ser causadas por alimentos que fazem parte do nosso dia a dia, como ovo, leite, amendoim, nozes, soja, trigo, mariscos e peixes. Na hipersensibilidade os principais culpados são os aditivos alimentares como o corante amarelo tartrazina, vermelho carmim e azul brilhante, conservantes como o benzoato de sódio, nitritos e nitratos, realçador de sabor como o MSG e adoçantes como o aspartame. As intolerâncias mais comuns são à lactose, frutose, glúten e histamina. É essencial fazer o diagnóstico correto para que o tratamento da alergia, hipersensibilidade ou intolerância seja feito de forma adequada, sempre com supervisão médica. 

 

Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

 

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referências Bibliográficas:

*StatPearls 2021. Allergy.

*Pediatric Annals 2021. Food Allergy: A Review.

*Acta Biomedica 2019. Hypersensitivity reactions to food & drug additives: problem or myth?

*Nutrients 2021. Food Allergy & Intolerance: A Narrative Review on Nutritional Concerns.

Nenhum comentário: