Excessos frequentes em qualquer área da vida podem ser sinal de algum desequilíbrio emocional. Exageros não ocorrem somente na quantidade de horas trabalhadas, nos vícios ou na preocupação excessiva com a aparência física. Eles também podem ocorrer na alimentação. Não é à toa que o sobrepeso e obesidade são problemas cada vez mais comuns, relacionados não só a doenças físicas, mas também emocionais.
O que pode existir por trás da alimentação excessiva? Que faltas este excesso tenta suprir? O que ele revela?
De forma geral, revelam um vazio latente; uma falta que precisa ser preenchida por alguma coisa que dê prazer. Algumas delas podem estar relacionados a alguma situação momentânea que você esteja vivendo; outras nos acompanham desde a infância, mesmo que muitas vezes não tenhamos consciência delas.
Encarar essas faltas pode ser doloroso, mas compreendê-las pode nos levar a uma vida com muito mais paz e equilíbrio. A ajuda da psicoterapia é muito proveitosa para lidar com estas questões. E, ao mesmo tempo, um nutricionista pode ajudar a mudar hábitos que muitas vezes são carregados há anos, transformando sua qualidade de vida por meio de uma alimentação mais equilibrada.
Alimentar-se com mais qualidade - e na quantidade adequada - é aumentar a consciência do seu corpo, melhorar a disposição, autoestima e ainda diminuir os riscos de contrair doenças crônicas. Com o corpo e a mente mais equilibrados, a falta passa a não ter espaço. O foco torna-se outro.
Invista em você! Esta é uma decisão importante para ajudar a olhar para dentro e a aprender a preencher estas "faltas" - que todos sentimos - de forma mais saudável. A partir daí, não tenha pressa: a jornada estará iniciada e cada dia representará mais um passo na conquista do seu bem-estar, tanto físico, quanto emocional.
Agende sua consulta e conte comigo para ajudar nesta trajetória de crescimento pessoal e formação de novos hábitos, que vão mudar não só o que você come, mas também o que você pensa e sente.
#todoexcessoescondeumafalta #fomeemocional #empazcomacomida #reeducaçãoalimentar #nutricionistaclinica
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário