A salada é um prato presente nas refeições de quase todas as culturas, em todo o mundo, desde os tempos antigos. Já era consumida, por exemplo, no Antigo Egito, onde a cultura de frutas e hortaliças era comum.
A origem da palavra "salada" vem do termo latino "herba salata", ou "erva salgada", usado pelos romanos para denominar a forma de consumir os vegetais crus, temperados com água e sal. Eles também usavam o termo "insalare", pois já tinham o hábito de adicionar sal aos alimentos, especialmente às saladas.
Hoje, a salada protagoniza a entrada de almoços e jantares, de forma charmosa e muito saudável. E, por serem tantas as possibilidades, é muito fácil abandonar tradições e criar receitas mais livres, criativas e surpreendentes, com ingredientes e combinações inusitados para surpreender o paladar e os olhos de seus convidados.
É o caso dessa elegante e deliciosa Salada em Camadas...
INGREDIENTES:
- 1 beterraba ralada
- 2 cenouras médias raladas
- 1 xícara de parmesão light em lascas
- 200g de tofu defumado em cubos
- 200g de champignon fatiado
MOLHO:
- 1 xícara de creme de ricota light
- 1 colher de sopa de azeite extravirgem
- 1/2 cebola ralada
- sal e pimenta do reino moída, a gosto
MODO DE PREPARO:
A melhor dica para esta receita é impressionar com sua montagem. Escolha copos transparentes e bem bonitos, onde serão servidas as saladas. Sirva em porções individuais, para que o visual seja ainda mais surpreendente.
Monte as camadas intercaladas com o molho e fique à vontade para substituir os ingredientes por outros, como alface americana, grão-de-bico, pepino, kani, palmito, milho, frutas, azeitonas, nozes, tomate cereja, granola salgada, entre outros.
Esta é uma entrada saudável, chique e muito gostosa, perfeita para abrir qualquer reunião de família, amigos ou para um encontro a dois. Não vão faltar elogios - à salada e a você! Bom apetite!
#saladadecamadas #saladasdenatal #saladaespecial #nutriçãoafetiva #comercomprazer
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário