quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Granola: Mix Cheio de Sabor e de Benefícios

 

 Você com certeza já ouviu falar em granola, mas sabe exatamente do que ela é feita?

A granola é um mix de cinco cereais torrados: aveia, flocos de arroz, farelo e gérmen de trigo, floco de milho e centeio. A eles são misturados mel ou açúcar mascavo, oleaginosas (amêndoas, castanhas e nozes) e frutas secas (banana passa, flocos de maçã, coco, uvas passas e damasco).

Mas não foi sempre assim. Quando criada, em 1830, nos Estados Unidos, era feita de uma mistura de cereais crus. Só 30 anos depois ela passou a ser assada e foi chamada de "granula".

Em 1870, John H. Kellogg (médico e empresário americano) adicionou a ela alguns componentes e patenteou-a com o nome de "granola". Foi só na década de 60, porém, que ela realmente passou a fazer sucesso.

Hoje, é parte do cardápio de muita gente, por ser um alimento rico em nutrientes e uma boa fonte de carboidratos, fibras, proteínas e minerais.

É excelente para regularizar o intestino, controlar a gordura e o açúcar do sangue e prevenir doenças cardiovasculares, pela presença de beta-glucanos, que ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL).

Também proporciona sensação de saciedade e ajuda no emagrecimento, na saúde da pele e até na diminuição do risco de câncer, por ser rica em selênio, vitamina E e ômega-3, antioxidantes que previnem o dano celular causado por radicais livres.

A granola é muito versátil, tanto em versões doces quanto salgadas. Fica deliciosa em saladas, dando a elas uma deliciosa crocância; em sopas e caldos; como complemento de recheios de sanduíches; com iogurte ou no leite, em vitaminas, sucos ou smoothies, acompanhando frutas frescas; empanando docinhos, entre outras opções.

A granola pode, inclusive, ser feita em casa. Seu valor nutricional depende dos ingredientes usados no preparo. Mas, atenção: embora saudável, deve ser consumida com moderação, por conter uma grande quantidade de calorias.

Guarde a granola em um recipiente hermético e use sua criatividade para compor pratos diferentes e contar com os benefícios, sabor e textura que ela acrescenta às suas receitas!

#granola #granolacaseira #granolaartesanal #comercomsaude #nutriçãocriativa

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: