"Nuts" é o termo usado para se referir, de forma ampla, a frutos como as amêndoas, castanha do Pará, castanha de caju, nozes, macadâmia, avelã, pinhão, pistache, soja, sementes de abóbora, de alpiste, de melancia, de girassol, de linhaça, entre outras.
São frutos compostos por uma casca dura e firme, que precisam ser abertos para liberar sua semente comestível. São facilmente encontrados já descascados e prontos para o consumo. Costumam ser muito saborosos e práticos, por isso têm se tornado cada vez mais populares, em variedades doces e salgadas. Podem, inclusive, se transformar em leites e farinhas vegetais, manteiga e até óleo.
Esses frutos são provenientes das plantas Oleaginosas, ricas em óleos vegetais monoinsaturados e poli-insaturados, com grande teor de antioxidantes e muitos benefícios ao organismo.
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, oleaginosas são alimentos fundamentais para a saúde e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são indicadas para quem deseja manter uma dieta saudável.
As oleaginosas, além de nutritivas, são alimentos funcionais, podendo auxiliar na manutenção de níveis saudáveis de gordura e no equilíbrio da microbiota intestinal. Beneficiam também os sistemas digestório, muscular e vascular, além de terem ação antioxidante, que reduz radicais livres e previne inúmeras doenças.
Prefira sempre seu consumo "in natura", sem o uso de sal. Procure variar o consumo, para aproveitar todos os benefícios que elas oferecem. Peça orientação ao seu nutricionista sobre as quantidades recomendadas, pois, por terem elevado valor calórico, quando consumidas em excesso podem levar ao aumento de peso.
Seu nutricionista saberá dar as orientações certas, considerando suas particularidades, eventual presença de alergias e gosto pessoal. 😉
Use sua criatividade para criar pratos saudáveis e inserir as nuts, com todos os seus benefícios, sua rotina alimentar!
#nutssaudaveis #oleaginosas #oleaginosa #oleoginosasdobem #nutriçãofuncional
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário