segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Iogurte: Como Escolher?

 

Os iogurtes são preparados com leite fermentado e consumidos no mundo inteiro. São perfeitos para o café da manhã e lanchinhos em horários intercalados. E podem também ser utilizados como acompanhamento em molhos e em pratos doces e salgados.

Como existem muitas opções disponíveis, é natural que fiquemos confusos na hora de escolher. Ao comprar um iogurte, uma boa dica é começar lendo o rótulo. Dê preferência aos iogurtes mais naturais - se possível, contendo só leite e fermento lácteo -, evitando aqueles (que são a maioria) que contenham muito açúcar, frutose, corantes, conservantes, estabilizantes, adoçantes artificiais, entre outros.

Mesmo as opções diet, light ou zero costumam ter conservantes e corantes - e não necessariamente são as opções mais saudáveis. Isto porque, para compensar a perda de sabor - pela diminuição de gorduras - alguns contém adoçantes sintéticos e compostos artificiais, para deixá-los mais saborosos.

Dê preferência a consumir iogurtes naturais, especialmente os feitos em casa. Se o gosto lhe parecer amargo, adicione frutas picadas, geleia, mel, stevia, cereais, canela, lascas de coco. Enfim, use sua criatividade para incrementar seu iogurte!

Por último, e não menos importante, você deve verificar se o iogurte está armazenado em um local bem refrigerado. São as temperaturas baixas que garantem sua conservação. Veja também se está dentro do prazo de validade e se a embalagem está em perfeitas condições. Embalagens amassadas ou danificadas podem permitir que microrganismos nocivos tenham contato com o iogurte. Por isso, só consuma se o produto estiver intacto!

Tomando o cuidado de não consumir em excesso, o iogurte é um excelente alimento, com muitos benefícios à saúde. E, você pode perfeitamente tentar fazer o seu próprio iogurte! Assim você sabe exatamente o que vai consumir, sem falar que é mais barato e pode ser um momento relaxante, saboroso e divertido. Experimente!

#melhoriogurte #iogurtenatural #iogurte #iogurtes #nutricaofuncionall

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: