O tempo que o álcool permanece no organismo pode variar bastante, dependendo da quantidade consumida e da sensibilidade individual.
Um fígado saudável é capaz de metabolizar 10 a 15 ml de álcool por hora, o que corresponde a uma dose padrão: uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou um shot de destilado. O pico de concentração no sangue ocorre cerca de 30 a 90 minutos após o consumo.
No entanto, os efeitos do álcool no sistema nervoso, como desorientação, letargia e redução da coordenação motora, podem persistir por várias horas, mesmo após o álcool ser metabolizado pelo fígado. Por isso, não presuma que você está completamente recuperado logo após o consumo e garanta um período seguro antes de realizar atividades que exigem atenção e coordenação, como dirigir.
O álcool é uma bebida bastante calórica, mas com pouco valor nutricional. Seu consumo frequente pode facilmente levar ao ganho de peso. Cada grama de álcool contém cerca de 7 calorias. Uma lata de cerveja comum (350 ml) tem, em média, entre 150 e 200 calorias.
Além disso, o álcool interfere na absorção e no metabolismo de nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B e minerais. Também pode prejudicar a qualidade do sono e a recuperação muscular. E, pior ainda, pode levar a problemas de saúde graves, como dependência, doenças hepáticas, aumento do risco de certos tipos de câncer e desequilíbrios hormonais.
O importante é ter moderação, para que a saúde e o bem-estar possam estar em equilíbrio com o prazer. É melhor aprender a dosar do que precisar proibir! Com bom senso, é possível consumir álcool sem excessos, para não transformá-lo em um problema e não colocar em risco a saúde e a segurança - nem a sua, nem a dos outros.
#ÁlcoolEngorda #DicasNutricionais #AjudaNutricional #PareDeBeber #ÁlcoolComModeração
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário