Especialmente ao seguir as recomendações de um nutricionista, as primeiras semanas de dieta podem ser bastante animadoras, graças à perda significativa de peso.
Isso acontece em razão de alguns fatores. Um deles é que o seu corpo, ao "perceber" que está com pouca energia, libera um hormônio chamado glucagon, que ajuda a "quebrar" os carboidratos e gorduras armazenados, usando-os como fonte reserva de energia, favorecendo o emagrecimento.
Além disso, quem está muito acima do peso costuma ingerir muitos alimentos processados, com altos índices de sódio. Ao iniciar uma dieta, este consumo é consideravelmente reduzido, diminuindo o acúmulo de líquidos no organismo e, consequentemente, o peso na balança.
Porém, com o passar do tempo, o corpo se torna mais adaptado à nova rotina e o seu consumo energético diminui, podendo causar estagnação na perda de peso. Ou ainda, você pode acabar "relaxando" na dieta, seguindo as recomendações com menos disciplina.
É por isso que a orientação de um nutricionista capacitado faz toda a diferença para quem deseja perder peso - e mantê-lo sob controle. É preciso uma dieta equilibrada e avaliações constantes sobre a reação do seu metabolismo aos novos hábitos. O profissional pode, inclusive, fazer ajustes e mudanças durante sua dieta.
Infelizmente, muitas pessoas adotam estratégias erradas para emagrecer, abusando de dietas "milagrosas" - algumas tão restritivas, que promovem não só perda de peso, mas também de massa muscular e até de saúde. Elas podem levar à redução brusca do metabolismo, esgotando as reservas de glicogênio, lipídios e proteínas.
Todos os nutrientes são importantes para manter um corpo em equilíbrio. Seu nutricionista recomendará as quantidades corretas para que você não precise radicalizar. Afinal, a sensação de privação é uma das piores sabotadoras da perda de peso.
É possível emagrecer de forma gradual e, acima de tudo, saudável. Com expectativas reais, boas motivações e orientação nutricional adequada, você pode conquistar o peso desejado, sem abrir mão da saúde.
#dietaeficiente #emagrecercomsaude #dietasaudavel #dicasdenutrição #comersaudável
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário