Muita gente acredita que os queijos brancos, por serem menos calóricos do que os queijos amarelos, podem ser consumidos à vontade. Mas não é bem assim…
O queijo é um alimento muito nutritivo e apreciado, constituído por proteínas, peptídeos bioativos, carboidratos, minerais, aminoácidos, ácidos graxos, cálcio e vitaminas A, B2, B9, B12 e D.
Queijo brancos são produzidos com diferentes tipos de leite, como o de vaca, de cabra, de ovelha e de búfala. A ricota, o cottage, o tofu (feito com leite de soja) e o queijo minas artesanal são alimentos que podem ser incluídos nas refeições de quem deseja manter a forma ou emagrecer, pois costumam, de fato, ser menos calóricos do que os queijos de coloração mais intensa.
Mas é preciso usar o bom senso: nenhum queijo (ou qualquer outro alimento) pode ser consumido sem restrições. É fundamental fazer as escolhas certas e dosar as porções, preferindo as versões light, sempre que possível.
O queijo branco, também conhecido como Queijo de Minas, tem muitas variações que se modificam pela consistência, calorias e pelo processo de produção. De forma geral, são queijos menos calóricos que os amarelos, porém, quando consumidos em porções maiores, promovem a mesma ingestão calórica.
Veja só: o queijo branco não costuma ser fatiado, como a muçarela ou o queijo prato. Isso significa, portanto, que costuma ser consumido em pedaços maiores. Por isso, modere o consumo. Assim como outros, o queijo branco é rico em gorduras saturadas e pode conter altas taxas de sódio, que afetam a pressão arterial e levam à retenção de líquidos.
Comer queijo à vontade, branco ou não, pode comprometer a dieta alimentar e a perda de peso. Consulte seu nutricionista para saber quais são as melhores opções para você.
Uma boa dica é não fazer do queijo o prato principal. Aproveite-o como complemento de saladas, lanches e refeições. Comer pequenas quantidades é saborear essa delícia de forma inteligente e saudável, sem comprometer sua dieta, nem sua saúde.
#queijobranco #queijominas #queijossaudaveis #comercommoderação #nutricaoeficiente
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário