Poucas coisas têm tanto a "cara" do Brasil quanto o nosso querido Pão de Queijo, não é?
Ele tem origem no estado de Minas Gerais, no século XVIII. A farinha de trigo trazida pelos portugueses vinha com qualidade muito baixa, por isso as cozinheiras das fazendas locais começaram a utilizar a farinha de mandioca, que depois ficou conhecida como polvilho, para fazer os seus pães tradicionais.
Como sobravam pedaços de queijos, que endureciam, elas os ralavam e adicionavam à massa, para dar mais sabor e aproveitar o alimento. Ovos e leite também eram abundantes, por causa da expansão da pecuária, e eram também acrescidos à massa, que era, então, assada.
Além do sucesso aqui no Brasil, nosso pão de queijo hoje é exportado para muitos países, em sua forma congelada: Espanha, Portugal, Suíça, Dinamarca, Japão, Estados Unidos e vários países da América Latina.
Existem muitas receitas de pão de queijo. Algumas levam leite, outras água. Algumas, polvilho doce, outras azedo. Algumas usam banha de porco, outras manteiga.
Aqui temos uma versão fit, saudável e muito saborosa, para ser consumida com moderação, mas sem culpa.
INGREDIENTES:
- 1 xícara de polvilho azedo
- 4 fatias de muçarela picada
- 5 colheres de sopa de creme de ricota
- Sal a gosto
MODO DE PREPARO:
Em um recipiente, misture o polvilho azedo com o creme de ricota e a muçarela bem picadinha. Sove a massa no recipiente (sem precisar colocar sobre a mesa), até que fique bem homogênea. Adicione o sal e siga sovando, até que fique tudo bem incorporado.
Faça bolinhas com as mãos, formando os pãezinhos de queijo. Coloque-as em uma assadeira untada com um fio de azeite, deixando-as bem separadas umas das outras, para que não grudem.
Leve ao forno preaquecido a 180º C e asse por cerca de 15 minutos ou até dourar. A receita rende 10 porções.
Sirva os pãezinhos de queijo quentes, preferencialmente no lanche da manhã ou da tarde. É uma delícia com cara de Brasil! Bom apetite!
#paodequeijofit #paodequeijolight #lanchesaudavel #nutricaoeficiente #dicasdereceitasfitness
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário