quinta-feira, 2 de maio de 2024

Hiperglicemia: Dicas Para Evitá-la

 

A hiperglicemia é o termo usado para se referir ao excesso de glicose na corrente sanguínea. Não é uma doença em si, mas pode ser um indicador importante da presença de doenças.

Diferente do que muitos pensam, não somente os diabéticos podem ter hiperglicemia. Quem tem uma vida sedentária e uma alimentação de baixa qualidade também pode apresentar esses picos de glicose no sangue, que devem ser evitados.

A hiperglicemia geralmente não é perceptível pela pessoa, embora algumas delas possam sentir seus efeitos: muita sede (mesmo tomando água), aumento da vontade de urinar, bastante cansaço, pele seca e mais escurecida em algumas regiões, dores de cabeça, visão turva e até mesmo alguma dificuldade em respirar.

Uma alimentação desequilibrada somada à obesidade levam, no médio e longo prazo, a distúrbios na produção e atuação da insulina, que são os primeiros sinais do desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Para evitar a hiperglicemia e a obesidade, procure adotar uma alimentação equilibrada e saudável, com a presença de legumes e verduras, frutas, grãos integrais e produtos lácteos desnatados. As frutas, por terem seu açúcar natural, a frutose, devem ser consumidas com moderação, uma porção por vez.

Diminua o intervalo entre as refeições, sem pular nenhuma. Mastigue lentamente os alimentos e controle a ingestão de açúcar, frituras, alimentos gordurosos e álcool. Fazer atividades físicas também é fundamental.

Exames de sangue periódicos são a melhor forma de monitorar seus níveis de glicemia. Caso o médico ou nutricionista detecte anormalidades, siga fielmente o tratamento indicado e faça os ajustes necessários em sua alimentação, buscando um cardápio mais saudável e rico em nutrientes.

Mesmo cuidando do equilíbrio de sua glicemia, sua alimentação pode ser agradável e saborosa, sem precisar ser extremamente restritiva. Conte com o seu nutricionista para elaborar cardápios saborosos, que promovam a sua saúde e o seu bem-estar!

#hiperglicemia #diabetes #glicemiacontrolada #dietaparadiabeticos #nutricaoediabetes

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: