quarta-feira, 29 de maio de 2024

Mel: Ouro Líquido Para Sua Saúde

 

O mel é considerado por muitos um "superalimento", graças aos seus muitos benefícios à saúde. 🍯 E, claro, é também muito apreciado por seu sabor, textura, cores e aroma.

Seus principais componentes são os açúcares, frutose e glicose que, juntos, perfazem 70% de seu total. Possui também sacarose, maltose e outros açúcares, além de outros componentes, ainda que em quantidades pequenas, como os sais minerais, vitaminas, enzimas, compostos nitrogenados, ácidos e voláteis.

O sabor do mel depende do tipo de flor em que as abelhas estiveram: mel de laranjeira, mel de cipó uva, mel silvestre, entre outros. Cada tipo de florada produz um mel de cor e sabor diferentes. A composição exata de qualquer mel depende das fontes vegetais de onde derivam, do clima, solo e outros fatores. Sendo assim, nunca um mel é idêntico a outro. 🐝

O mel é um alimento que traz muitos benefícios à saúde. Pode ser usado para substituir o açúcar, com vantagens: os carboidratos presentes no mel requerem níveis mais baixos de insulina para serem metabolizados, em comparação ao açúcar refinado. Com isto, não gera picos de insulina na corrente sanguínea. Com a supervisão do nutricionista ou do médico e, em quantidades moderadas, até mesmo diabéticos podem consumi-lo.

O mel também fortalece o sistema imunológico, melhora a capacidade digestiva, fluidifica secreções e até alivia a prisão de ventre. Tem conhecidos efeitos antienvelhecimento, antisséptico, antioxidante, antirreumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

Prefira comprar mel diretamente do produtor, sempre que possível. Além da maior chance de ser um produto puro, você ajuda a reforçar o comércio local. Se for comprar em supermercados, verifique se tem o Selo de Inspeção no rótulo, o que garante que foi fiscalizado por um órgão do governo.

Alimente-se de forma saudável e consciente, garantindo seu bem-estar e sua saúde sempre em dia. O mel é um ótimo - e muito saudável - aliado!

#mel #melesaude #melévida #nutricionista #vivercomsaude

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: