quinta-feira, 17 de março de 2022

Proteínas e Sistema Imunológico

 


É comum pensarmos no papel da proteína para o ganho de massa e força muscular, e até mesmo no seu auxílio no emagrecimento. Existe, porém, outro papel essencial da proteína no nosso dia a dia, que é no nosso sistema imunológico.Seja ela vegetal ou animal, a proteína tem papel essencial na produção de anticorpos, responsáveis por combater doenças em nosso organismo.

A relação da proteína com o sistema imunológico está no fato de elas serem compostas por aminoácidos. Proteínas são moléculas orgânicas formadas a partir da ligação peptídica entre aminoácidos, ou seja, a base das proteínas é o aminoácido. Os aminoácidos são importantes pois a resposta imune é dependente da replicação celular e da síntese de compostos proteicos ativos.

O consumo adequado de proteína e demais vitaminas auxilia nesta produção, protegendo o organismo de infecções e enfermidades. O ideal é ingerir uma dieta que contenha fontes de proteína animal e vegetal como: carnes, peixes, ovos, leite e derivados, soja, ervilhas, amendoim, feijão, lentilha. Na dieta é importante haver variedades de alimentos os quais fornecem os aminoácidos essenciais e podem suprir as necessidades.

O baixo consumo proteico por si só, pode levar ao enfraquecimento do sistema imunológico e consequentemente, à maior possibilidade do desenvolvimento de doenças. As principais consequências de não ingerir a quantidade adequada de proteínas são “resposta imunológica diminuída, fraqueza, perda de vigor e perda de massa muscular gerando queda da capacidade funcional.

Em casos de dificuldade de ter o aporte necessário de proteína, é possível fazer uso de suplementação.  O sistema imunológico é consequente da proliferação de linfócitos (expansão clonal) que depende da síntese proteica e das citocinas (proteínas de fase aguda) constituídas por aminoácidos, o que nos faz entender a importância de suplementação quando o organismo é invadido por um vírus ou bactéria (antígeno). Na ingestão adequada de proteínas melhora a mobilidade dos linfócitos e a resposta inflamatória sistêmica.

Com a devida orientação do médico ou nutricionista, a suplementação pode ser uma aliada neste cuidado com a imunidade, tão importante para a qualidade de vida e o bem-estar.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

Santos, L. O papel da proteína no sistema imunológico. ProDiet Nutrição Clínica. Disponível em: www.prodiet.com.br Acessado em: 17/03/2022.

Nenhum comentário: